Simagran PR
Simagran PR
Capacitação industrial - 27/06/2013

Fiep orienta os sindicatos a aprovarem projetos para o Procompi

Programa subsidiado pela CNI e Sebrae aumenta a competitividade da indústria regional

De acordo com os dados mais recentes do Ministério do Trabalho levantados pela gerência de Fomento e Desenvolvimento da Fiep, 96% das indústrias instaladas no Paraná são de micro e pequeno porte. Todas elas têm condições de participar do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), por meio dos seus sindicatos empresariais. As entidades têm o apoio da Central de Relações com Sindicatos da Federação, que orienta e acompanha o processo de aprovação junto à Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Sebrae, parceiras no programa.

O Procompi está em funcionamento desde 1998 e tem o objetivo de elevar a competitividade das indústrias de menor porte, através do estímulo à cooperação entre as empresas, à organização do setor e ao desenvolvimento empresarial e territorial. Através do programa, são financiados projetos setoriais e em Arranjos Produtivos Locais (APLs), com público alvo de no mínimo 25 indústrias.

Com apoio da Fiep, os sindicatos empresariais elaboram uma proposta para participação que é avaliada pelas entidades responsáveis pelo programa. Vários quesitos são levados em consideração, entre eles a representatividade das indústrias para a região. “Por isso é importante a união dos associados, quanto mais interessados maior é a chance de aprovação”, afirma Milene Louise Gelenski, analista de Fomento e Desenvolvimento.

Iniciativas de diversos setores já garantiram o financiamento pelo Procompi. Os mais recentes estão na área de minerais não-metálicos, moveleira e reparação de veículos. “Os projetos oferecem diagnóstico inicial e final, workshops, consultorias e até mesmo visitas a feiras do setor”, informa Ana Paula Walter Bertoglio Oliveira, responsável pela consultoria do Procompi junto à Fiep. As empresas investem em torno de 10% do valor total do programa de capacitação que tem duração de um ano. Para obter mais informações os sindicatos devem procurar o departamento através do número (41) 3271-9844 ou pelo e-mail ana.bertoglio@fiepr.org.br

  • Páginas:  1

Comentários - Deixe seu comentário

por emoticons - Segunda-feira, 03 de Outubro de 2016 - 01:05:26 - Comentar

Very interesting blog. Alot of blogs I see these days don't really provide anything that I'm interested in, but I'm most definately interested in this one. Just thought that I would post and let you know.
list of emoticons


por Dick - Quinta-feira, 22 de Setembro de 2016 - 18:25:49 - Comentar

Discover Information On Design In This Article


por facebook login - Quinta-feira, 22 de Setembro de 2016 - 01:05:30 - Comentar

I really like the dear information you offer in your articles. I?m able to bookmark your site and show the kids check out up here generally. Im fairly positive theyre likely to be informed a great deal of new stuff here than anyone.
facebook login


por gxfbhxdy - Quinta-feira, 01 de Setembro de 2016 - 03:58:00 - Comentar

Happy Onam Wishes
WWE Backlash 2016 Results
Teachers day Quotes



por gxfbhxdy - Quinta-feira, 01 de Setembro de 2016 - 03:50:59 - Comentar




Happy Onam Images
WWE Backlash 2016 Live
Teachers day Wishes


por gxfbhxdy - Quinta-feira, 01 de Setembro de 2016 - 03:49:55 - Comentar




Onam Images
WWE Backlash 2016 Live Stream
Teachers day Images



por alice taylor - Sexta-feira, 26 de Agosto de 2016 - 04:16:57 - Comentar

Great info. I love all the posts, I really enjoyed, I would like more information about this, because it is very nice., Thanks for sharing.

monkey go happy | play mahjong| superfighters 2 |yahtzee with buddies


por Calvin - Domingo, 07 de Agosto de 2016 - 13:25:19 - Comentar

I am regularly to blogging and i genuinely appreciate your content. The article has really peaks my interest. I am going to bookmark your website and keep checking for new tips.
marvel contest of champions hack


Deixe seu comentário

Site Seu blog ou página pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
2. São um espaço para troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.

 Aceito receber comunicação da Fiep e seus parceiros por e-mail