Simagran PR
Aquecido - 27/06/2013

Exportações de rochas cresceram 18% no primeiro quadrimestre de 2013

Abril foi o melhor mês do período com alta superior a 46%. Os Estados Unidos foram os maiores importadores

A tendência de alta das exportações de rochas ornamentais brasileiras foi confirmada pelos bons números do 1º quadrimestre de 2013. Neste período, as vendas externas do produto somaram US$ 372,53 milhões, variação positiva de 18,03% em comparação ao mesmo período de 2012, segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (Abirochas). O volume total exportado foi superior a 791.600 toneladas. A expectativa é que as exportações se mantenham aquecidas.

A recuperação do mercado imobiliário norte-americano foi o grande responsável pelo aumento nas vendas brasileiras de rochas ornamentais para o exterior. Isso explica o alto volume da participação de rochas processadas em faturamento (76,90%) e em volume físico (46,58%).

“As exportações efetuadas especificamente no mês de abril ficaram entre as maiores de todos os tempos, atingindo US$ 126,54 milhões e 277,1 mil toneladas, com variação de respectivamente 45,96% e 65,32% frente ao mês de abril de 2012”, afirma Cid Chiodi Filho, diretor da Kistemann & Chiodi Assessoria e Projetos, empresa que realizou o estudo.

Os Estados Unidos continuam a ser o grande destino dos produtos brasileiros e foram responsáveis por quase 60% do faturamento total exportado. As vendas para aquele país somaram US$ 216 milhões e 263,49 mil toneladas.

“Esses números superaram expectativas e projeções”, avalia Chiodi. Ele considera que os índices permanecerão elevados durante o ano, mas em menor proporção, ficando na casa dos 10%. “Pelo que se observou durante a Coverings (uma das maiores feiras do setor, encerrada em maio, nos Estados Unidos), vale a pena investir na produção de chapas mais finas e no desenvolvimento de superfícies tratadas com produtos bactericidas e autolimpantes, isentos de compostos orgânicos voláteis”, recomenda.

Entre os produtos que obtiveram as maiores taxas de incremento financeiro nos primeiros quatro meses do ano, estão os blocos (21,39%), as chapas de rochas silicáticas em geral (32%), chapas de granito (25,73%) e produtos acabados (20,44%). “A alta mais expressiva foi dos blocos de quartzito, que registraram aumento de 206,62% no faturamento e 115,87% no peso”, completa Chiodi. Na outra ponta, a queda mais acentuada foi novamente dos quartzitos foliados (-59,89%). As ardósias também apresentam baixa (-5,75%), porém bem mais amena.

Importações

As importações brasileiras também evoluíram significativamente. As importações de materiais naturais somaram US$ 20,64 milhões e 32 mil toneladas, com variação positiva respectivamente de 18,02% e 13,04%. As importações de materiais artificiais somaram US$ 14,68 milhões e 15 mil toneladas, com incremento respectivamente de 16,52% e 5,59%.

O preço médio dos materiais naturais importados teve variação positiva de 4,4% enquanto o crescimento dos materiais artificiais foi de 10,36%. O volume físico das importações de artificiais já representa quase 50% daquele dos materiais naturais.

Coment�rios - Deixe seu coment�rio

por Tiny Fishing - Quarta-feira, 27 de Dezembro de 2023 - 04:09:21 - Comentar

This article is very nice and helpful, I like it very much, thanks for sharing this. You can also play new games in Watermelon Game

por Miaa - Domingo, 24 de Dezembro de 2023 - 23:38:37 - Comentar

Dive into the fascinating world of watermelon game, where sweet adventures await you. Sort and merge, think strategically through challenging levels full of refreshing fun!

por Miaa - Domingo, 24 de Dezembro de 2023 - 23:38:13 - Comentar

por SimonWhitehead - Domingo, 24 de Dezembro de 2023 - 06:06:15 - Comentar

anitaku is a completely free streaming site for users to watch or download anime in HD quality with English subtitles or dubbing

por john - Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2023 - 08:34:53 - Comentar

This Convertitore Youtube MP3 is incredibly efficient and user-friendly. I appreciate the fast conversion speed and the simplicity of the interface.

por Jesper - Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2023 - 06:43:22 - Comentar

This post is a must-read for new bloggers. It contains short and accurate information. Thanks for sharing! car history check

por divorce lawyers ashburn va - Terça-feira, 12 de Dezembro de 2023 - 01:26:30 - Comentar

Thanks for sharing the great article keep write more like this best family court lawyers near me

por orabelle hana - Quinta-feira, 07 de Dezembro de 2023 - 04:52:29 - Comentar

Currently, stone exports have increased a lot Watermelon game

por nytwordle - Domingo, 03 de Dezembro de 2023 - 07:07:10 - Comentar

NYT Wordle is an online game that challenges players to guess a five-letter word within six attempts. Each guess is met with color-coded feedback: green for correct letters in the right position, yellow for correct letters in the wrong position, and gray for incorrect letters. The objective is to decode the hidden word using these clues. play Wordle NYT and Improve Your Vocabulary.

por Netgear Wifi Extender Setup - Sexta-feira, 01 de Dezembro de 2023 - 06:36:45 - Comentar

Netgear Wifi Extender Setup

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal