Simagran PR
Inovação - 23/01/2013

Empresas de construção contam com o Lactec como instituição avaliadora

Convênio com o Senai possibilita testes de conformidade em laboratórios de Curitiba, Ponta Grossa, Maringá e Cascavel

A Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades conferiu ao Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) o título de Instituição Técnica Avaliadora (ITA). Com isso, as empresas do Estado têm uma opção mais próxima para certificar seus produtos.

Até então, o local mais próximo para a realização destes serviços era São Paulo. A medida também beneficia as empresas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A ITA paranaense responde a um anseio antigo do setor de construção civil do Paraná. A articulação para o credenciamento da instituição paranaense foi realizada em conjunto pela Fiep, por meio do seu conselho setorial da Construção Civil, e pelo Senai Paraná.

“Apoiamos esta iniciativa desde o início. Buscamos a articulação com os departamentos regionais do Senai do Sul para não haver risco de sobreposição de funções com Santa Catarina e Rio Grande do Sul”, explica o diretor regional do Senai no Paraná, Marco Secco.

Por meio de um convênio entre o Senai e o Lactec, os testes laboratoriais para emissão de certificados serão realizados nos laboratórios do Lactec em Curitiba e nos laboratórios do Senai em Ponta Grossa, Maringá e Cascavel. O trabalho conjunto das instituições possibilitará ensaios de controle de qualidade dos materiais e de avaliação do desempenho do sistema construtivo.

Para o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-PR) e coordenador do Conselho Setorial da Construção Civil da Fiep, Normando Baú, esta conquista é fruto de um trabalho conjunto que vem sendo desenhado há mais de um ano.

“Um dos grandes desafios para o Brasil é aumentar o volume de produção de moradias. Para tanto, a construção precisa investir cada vez mais em sistemas construtivos e soluções inovadoras. Não podemos mais pensar em edificar empilhando tijolos”, disse Baú.

Segundo ele, para certificar estas novas tecnologias - que respeitam o meio ambiente, atribuem maior velocidade e mais qualidade às edificações - o setor estava refém de poucos institutos avaliadores, localizados em outros estados, e que demoram quase um ano para emitir um parecer. “A expectativa é que, com a habilitação do Lactec como ITA, este processo ganhe celeridade, beneficiando milhares de empresas instaladas no Sul do País”, afirmou Baú.

Coment�rios - Deixe seu coment�rio

por Dunmore - Quinta-feira, 28 de Março de 2024 - 03:56:00 - Comentar

The information presented prodentim here is both informative and engaging. I've learned a lot from reading this.

por Dunmore - Quinta-feira, 11 de Janeiro de 2024 - 01:49:31 - Comentar

I think you should go rice purity test see a doctor to get the most connections accurate diagnosis

por Victor Patrick - Terça-feira, 31 de Outubro de 2023 - 22:25:12 - Comentar

I appreciate the information you give, and the article's quality is excellent. I will continue to read your Retro Bowl articles on a regular basis.

por annata - Quinta-feira, 21 de Setembro de 2023 - 05:55:10 - Comentar

If an enterprise not only fulfills legal and economic requirements, connections but also fulfills the obligation of "pursuing long-term goals that are beneficial to society," we call the enterprise socially responsible.

por helen dam - Segunda-feira, 03 de Abril de 2023 - 22:30:36 - Comentar

O novo TRCT deve especificar as verbas backrooms game rescisórias devidas ao trabalhador, as deduções e vale também para a rescisão de contratos de trabalhadores domésticos. Entre as informações que devem constar na declaração, estão o adicional noturno, de insalubridade e de periculosidade, horas extras, férias backrooms vencidas, aviso prévio indenizado, décimo terceiro salário, gorjetas, gratificações, salário-família, comissões e multas. Também devem ser discriminados valores de adiantamentos, pensões, contribuição à Previdência e Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF).

por helen dam - Segunda-feira, 03 de Abril de 2023 - 22:30:11 - Comentar

por Emma - Terça-feira, 28 de Fevereiro de 2023 - 05:15:57 - Comentar

The content of the article is very good, I like the information you share and I will regularly follow your articles. contexto

Deixe seu coment�rio