Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




01/08/2012

Palestrantes

Conheça mais sobre os palestrantes do V Seminário da Indústria Mineral Sustentável do Paraná:

 

 Eduardo Sciarra - Deputado Federal

 eduardo sciarra                                

   

   Graduado em engenharia civil pela Fundação Álvares Penteado – FAAP – em São Paulo, estabeleceu-se na cidade de Cascavel (PR) e fundou empresa no setor da construção civil. Sempre esteve engajado com o desenvolvimento econômico e social da região e atuou em diversas entidades de classe, profissionais e empresariais.

   

   Foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, do Sindicato da Indústria da Construção Civil - Sinduscon Oeste - e da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel. Ocupou cargos também de presidente da Fundação Paranaense para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria da Construção - Fundatec - e vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção - CBIC, além de conselheiro do CREA-PR. Em 1998, assumiu a Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo do Estado e participou ativamente do processo de transformação econômica do Paraná.   

   Eleito pela primeira vez em 2002, Eduardo Sciarra cumpre seu terceiro mandato consecutivo como deputado federal. Um dos fundadores do PSD, exerce também as funções de primeiro-secretário da executiva nacional do partido, presidente do PSD no estado do Paraná e Coordenador Temático da área de Infraestrutura e Energia da Fundação de Estudos e Formação Política do partido - o "Espaço Democrático".

Na Câmara, Sciarra foi presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, vice-presidente da Comissão de Minas e Energia, além de ter participação efetiva nas Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e Comissão Mista de Orçamento.


 

Leonardo Quintão - Deputado Federal

leonardo quintão     

   Graduado em Administração de Empresas e Economia – Universidade da Flórida Central. Vereador de Belo Horizonte, 2001 a 2003. Deputado Estadual /MG, 2003 a 2007. Deputado Federal /MG, 2007 a 2011 e  2011 a 2015. Presidente do Diretório Municipal do PMDB em Belo Horizonte. 1° Vice Presidente do Diretório Estadual do PMDB/MG - 2009 a 2012. Vice-Líder do PMDB na Câmara dos Deputados, 2007 a 2008. 

 

   Membro das Comissões Permanentes: Viação e Transportes; Minas e Energia; Trabalho, de Administração e Serviço Público; Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização; e Finanças e Tributação; Direitos Públicos e Minoria; Fiscalização e Controle. Membro das Comissões Especiais: Políticas Públicas de Combate às Drogas; Trabalhos Terceirizados; Planos de Metas dos Poderes Executivos; Estatuto das Metrópoles, Carreira do Policiamento de Trânsito; Estatuto da Microempresa; Estatuto da Igualdade Racial; Divida Pública; Tarifas de Energia Elétricas; Crise no Sistema de Trafego Aéreo. Relator da Medida Provisória que criou o Cadastro Positivo. Relator da Subcomissão Especial para acompanhar a implementação do Projeto do Trem de Alta Velocidade Brasileiro-TAV. Relator da Comissão Especial do Novo Código da Mineração.


 

José Pio Martins

José Pio Martins  

   Economista, desenvolveu sua carreira basicamente no setor privado, com passagem em cargos públicos. Atualmente é Reitor da Universidade Positivo, comentarista econômico da Rádio CBN Curitiba, publica artigos assinados para a Gazeta do Povo, faz parte da equipe de editorialistas desse mesmo jornal e é autor dos livros Educação Financeira ao Alcance de Todos (2004) e Seu Futuro (2011), ambos da Editora Fundamento.


Joner Oliveira Alves
Joner Oliveira Alves  

   Doutor em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela USP. Atualmente é Especialista em Desenvolvimento Industrial no Departamento Nacional do SENAI, desempenhando a gestão da implantação dos Institutos de Inovação e Tecnologia da entidade. Atuou como Pesquisador na Northeastern University (Boston, EUA) e na multinacional Aperam (ex-Acesita), lecionou nas instituições UnilesteMG, Pitágoras e IFMG, e foi membro do conselho assessor da ABM.

 

   Agraciado com importantes distinções: Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia (UNESCO), Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade (Capes/Vale), Prêmio Antonio Mourão Guimarães (ABM/Magnesita), Prêmio AEA de Meio Ambiente (AEA), Prêmio Engenharia de Superfícies em Imagens (INES), Prêmio Capes de Tese (Capes) e Green Project Awards Brasil (INT). Possui experiência em gestão da inovação, ensino e pesquisa, sendo o setor minero-metalúrgico a sua principal área de atuação.

 

Fiep   Federação das Indústrias do Estado do Paraná   Direitos Reservados
Av. Cândido de Abreu, 200   Centro Cívico   80530-902   Curitiba   PR