REDE DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA

12/02/2009

CÂMARA VAI DIVULGAR DETALHES DE GASTOS

Mesa Diretora decidiu que divulgação será feita a partir das notas fiscais. Atualmente, só rubricas dos gastos são publicadas.

Mesa Diretora decidiu que divulgação será feita a partir das notas fiscais. Atualmente, só rubricas dos gastos são publicadas.

A Mesa Diretora da Câmara decidiu nesta quarta-feira (11) divulgar detalhadamente os gastos dos deputados com a verba indenizatória, que é de R$ 15 mil por mês. Atualmente, só é publicada a rubrica dos gastos. A partir de agora, eles serão especificados de acordo com as notas fiscais entregues pelos parlamentares para comprovar as despesas.

Caberá ao primeiro-secretário da Casa, Rafael Guerra (PSDB -MG), elaborar uma fórmula para a divulgação. O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), disse que o momento é de dar mais transparência aos gastos e determinou a Guerra decidir até terça-feira (17) a forma como seria feita a divulgação.

O primeiro-secretário disse ser a intenção colocar os gastos na internet. A divulgação atual, apenas com a rubrica dos gastos, já é feita no site da Câmara. "Vou fazer a proposta. Vamos assumir essa responsabilidade". Ele destacou que pode haver dificuldade para colocar cópias das notas diretamente no sistema, pois seriam cerca de 17 mil notas fiscais por mês.

Guerra afirma que a divulgação não será retroativa, sendo aplicada apenas para os gastos a partir de agora. Por isso, não será possível consultar as notas dos gastos do deputado Edmar Moreira (DEM-MG), que usou 80% da verba indenizatória com gastos com segurança pessoal, apesar de ele próprio ser de uma empresa de segurança.

O primeiro-secretário afirmou também que a questão de Moreira é de responsabilidade da corregedoria da Casa, função para a qual foi eleito nesta tarde ACM Neto (DEM-BA).

FONTE: G1 (Eduardo Bresciani)

 

Deixe seu comentário

Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)
Não será divulgado
Cidade (obrigatório) UF (obrigatório)
Site
Seu blog ou página pessoal
Mensagem



Li e aceito o termo de resposabilidade online
1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
2. São um espaço para troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoas, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de contragimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, nãos e cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
 
 
Rede de Participação Política
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico | 80215-090 | Curitiba | Paraná | Fone: 41 3271-7416 | Fax (41) 3271-7424

A Rede de Participação Política, apartidária, prioriza o debate democrático, com respeito à divergência de idéias e liberdade de expressão.Para que todos tenham oportunidade de expor seus pontos de vista. dentro de princípios éticos, seguem algumas orientações: 1) Não será permitido nenhum tipo de campanha, seja partidária ou comercial; 2) Não serão tolerados textos com teor pornográfico ou que sejam ofensivos a qualquer participante; 3) Todos os textos serão de responsabilidade dos seus respectivos emitentes; 4) Os administradores do site têm autonomia para retirar do ar qualquer opinião que fuja do contexto ético e democrático do debate.