Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




03/06/2016 - Atualizado em 17/10/2016

Ampliação e fortalecimento da Educação Profissional

Fator-chave: Educação - Prioridade: Educação Profissional

Estabelecer Sistema de Avaliação da Educação Profissional

Alinhado às políticas públicas e às exigências do setor industrial, e considerando a importância da avaliação para fomentar os processos educacionais, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Nacional(Senai) implantou o Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (SAEP), etapa de Avaliação de Desempenho do Estudante, cuja finalidade é verificar a eficácia e a efetividade da oferta educacional, como também implementar melhorias nos processos de ensino e de aprendizagem. O SAEP vem sendo implementado desde 2010, com a participação efetiva dos Departamentos Regionais do Senai em todo Brasil. No ano de 2015, foram avaliados no Senai Paraná 24 cursos técnicos, em 40 unidades, totalizando 5.486 alunos.

O SAEP utiliza questionários como instrumento complementar que permite ampliar a divisão sobre o contexto de aprendizagem dos alunos. São usados dois tipos de questionários: um destinado aos estudantes e outro destinado aos docentes do curso. Os dados pesquisados nos questionários avaliam aspectos mais amplos do processo de aprendizagem, para além da mensuração das competências (capacidades básicas, técnicas e de gestão) desenvolvidas em sala de aula.

Os dados avaliados, aferidos a partir do teste on-line, têm como objetivo serem suporte para compreender de que forma fatores extraescolares e intraescolares, como a condição socioeconômica do aluno, a atuação do professor em sala de aula, os recursos didáticos, os laboratórios, a infraestrutura, a gestão escolar, e uma série de outros fatores, afetam o desempenho do aluno.

O diferencial metodológico do SAEP está no uso da Teoria de Resposta ao Item (TRI), teoria de avalição direcionada ao estudo de questionários e listas de itens, com aplicação em diversas áreas. A mesma é utilizada nas avaliações praticadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) na avaliação do Programme for International Student Assessment (PISA) e na maioria das avaliações praticadas pelos países desenvolvidos.

A utilização da TRI pelo SAEP prevê a construção de uma série histórica, que busca construir um diagnóstico do perfil de saída do aluno e permite uma análise da efetividade do processo de ensino e de aprendizagem e suas relações com fatores externos.

A análise desses resultados possibilita a identificação das necessidades, das demandas e dos problemas do processo formativo, considerando as exigências da Indústria, bem como os princípios expressos nas políticas do MEC e nas diretrizes do Senai para a Educação Profissional e Tecnológica.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.