Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




PDA07/04/2012

Planejamento Estratégico dos Sindicatos

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná – Fiep, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria – CNI, por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo – PDA, oferece gratuitamente a todos os Sindicatos filiados o Planejamento Estratégico (PE). Esta ferramenta é  consideradauma das melhores de gestão, mais estudada e utilizada atualmente por grandes empresários.

Objetivo
Alavancar e aprimorar ações desenvolvidas pelo Sindicato, afim de que o mesmo cumpra cada vez melhor o seu papel de representatividade e defesa dos interesses das indústrias do seu segmento. Até o momento, 43% dos Sindicatos Filiados a Fiep já aderiram a esta ferramenta de gestão. 

O que é Planejamento Estratégico (PE) e para que utilizá-lo?
O PE é uma atividade administrativa que envolve colaboradores de todos os níveis da organização, para que juntos definam/elaborem respostas consistentes a questões fundamentais como:

  • Onde estamos? (Análise da situação atual) 
  • Onde queremos chegar? (Estabelecimento de metas, objetivos) 
  • Como vamos fazer para chegar lá? (Como atingir estas metas, objetivos)

Assim, pode-se dizer que uma organização sem planejamento não consegue atingir suas metas e objetivos. E sem metas e objetivos não há sentido ou razão para a existência da mesma.

Como o Sindicato poderá elaborar e utilizar o PE?
O PE será elaborado pelos dirigentes do Sindicato e representantes das indústrias do setor, com apoio técnico da Fiep e CNI.

Para cada Sindicato, o PE proporcionará:

  • Definição de negócio, missão, visão, crenças e valores
  • Análise dos cenários e análise de forças, oportunidades, fraquezas e ameaças
  • Definição dos objetivos estratégicos
  • Definição de metas e indicadores

A partir dessas atividades, o Sindicato juntamente com o Consultor do seu setor, irá elaborar seu plano de ação para os próximos 12 meses. Após este período, o Consultor realizará a revisão, ou seja, a análise dos resultados juntamente com a Diretoria do Sindicato para verificação das melhorias e correção de desvios caso ocorram.

Como solicitar o PE?
Para a realização do Planejamento Estratégico se faz necessário no mínimo 04 colaboradores, sendo o Presidente do Sindicato, Secretário, Tesoureiro e Executivo, no local e hora que melhor desejarem. O tempo necessário para realização do PE leva aproximadamente 8 horas ou dependerá do andamento das atividades de cada Sindicato podendo ela ser maior ou menor.  

Quem conduzirá a reunião será um técnico da Fiep que conhece o setor, e as despesas sairão todas pela Fiep por meio do Convênio assinado com a CNI.


 

Com quem o Sindicato pode falar para tirar suas dúvidas?
Valdileia Pinheiro – fone: 41 3271-9889 / e-mail: valdileia.pinheiro@pr.senai.br

Estamos prontos para atendê-lo e agendar o mais breve possível o seu Planejamento.


 

Depoimentos

"No início foi difícil acostumarmos a trabalhar com metas e objetivos específicos, houve uma resistência por parte da diretoria que estava acostumada a trabalhar aleatoriamente, mas por insistência da equipe do PDA da nossa Federação, realizamos o planejamento e descobrimos uma ferramenta fantástica. Houve uma mudança de cultura da nossa Diretoria. Estamos na quarta edição do planejamento estratégico e não podemos mais trabalhar sem que tenhamos traçado os objetivos para o desenvolvimento do Sindicato e do setor. Temos nossos objetivos estratégicos em um banner na secretaria do Sindicato onde associados, diretores, autoridades e comunidade em geral podem acompanhar nosso trabalho. O crescimento e a organização são visíveis, temos um norte depois que começamos a trabalhar com planejamento. Recomendo a todos os sindicatos a utilizarem mais esta ferramenta de apoio oferecida gratuitamente pela nossa Federação e Confederação. Aproveitem! Agradecemos a Equipe do PDA por toda a contribuição que tem dado a nossa diretoria e consequentemente ao Sindicato."

Jorge Szabli Junior
Presidente Sindirepa Ponta Grossa


“O Planejamento Estratégico nos permitiu determinar objetivos e realizar um plano para alcançá-los, contendo as ações e os meios que conduzirão o processo para o alcance do objetivo traçado. Desta forma, trabalhamos de modo orientado e controlável, todos sabem o que deve ser feito e por que deve ser feito, além de evidenciar as prioridades. Com o Planejamento Estratégico, obtivemos maior participação e envolvimento da Diretoria e dos colaboradores do Sinpacel, que respondem com maior eficiência. Oferece um caráter mais permanente às decisões; mas permanência não quer dizer imobilidade”.

Rui Gerson Brandt
Presidente do Sinpacel

Fiep   Federação das Indústrias do Estado do Paraná   Direitos Reservados
Av. Cândido de Abreu, 200   Centro Cívico   80530-902   Curitiba   PR