Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




13/04/2012

Madeiras e Móveis

1. Introdução
A cadeia produtiva de madeira e móveis é uma das que mais emprega trabalhadores no Estado do Paraná. Juntas, elas empregam mais de 74 mil trabalhadores paranaenses, cerca de 13% de toda a indústria da transformação do Paraná (RAIS).

As principais atividades da cadeia são: o desdobramento de madeira; a fabricação de madeira laminada e de chapas de madeira compensada, prensada e aglomerada; a fabricação de estruturas de madeira e de artigos de carpintaria para construção; a fabricação de artefatos de tanoaria e de embalagens de madeira, artefatos de madeira, palha, cortiça, vime e material trançado não especificados anteriormente, exceto móveis; a fabricação de móveis com predominância de madeira; a fabricação de móveis com predominância de metal; e a fabricação de móveis de outros materiais, exceto madeira e metal.



2. Caracterização Técnica da Cadeia
A cadeia produtiva de madeira e móveis envolve três elos, desde a extração da madeira na natureza até a fabricação de produtos finais. O primeiro elo, o da extração, compreende a madeira das florestas nativa ou plantada (silvicultura).

O segundo elo, o da produção de madeira, compreende as atividades e os primeiros produtos feitos a partir da madeira extraída. Das serrarias obtêm-se a madeira maciça e a madeira utilizada na cadeia de papel e celulose e das laminadoras; e das indústrias de painéis são obtidos os painéis de madeira (compensados, aglomerados e madeira laminada).

Os painéis de madeira do segundo elo vão para o terceiro com três atividades principais: a fabricação de artigos de madeira para a construção civil; a fabricação de artefatos e embalagens de madeira; e a fabricação de móveis. Os artigos de madeira para construção civil envolvem esquadrias, portas, pisos de madeira, entre outros produtos de maior valor agregado (PMVA), vigas de madeira e chapas.

A atividade de artefatos de embalagens de madeira compreende a fabricação de produtos de madeira em geral, como barris, pallets, embalagens diversas.

A última atividade, da indústria de móveis, além dos produtos de madeira mencionados anteriormente, recebem, do segundo elo, produtos provenientes das indústrias metal mecânica, química, têxtil e de confecções, e couro. Da indústria metal-mecânica, a indústria moveleira utiliza os metais; da indústria química, os produtos químicos e os plásticos; das indústrias têxtil e de confecções, além da indústria do couro, são utilizados os materiais para revestimento dos móveis, assim como outros produtos.



3. Atores

Atividade

CNAE 2.0

Extração de madeira em florestas plantadas

0210.1/07

Extração de madeira em florestas nativas

0220.9/01

Fabricação de artefatos têxteis para uso doméstico

1351.1

Fabricação de tecidos especiais, inclusive artefatos

1354.5

Desdobramento de madeira

1610.2

Fabricação de madeira laminada e de chapas de madeira compensada, prensada e aglomerada

1621.8

Fabricação de estruturas de madeira e de artigos de carpintaria para construção

1622.6

Fabricação de artefatos de tanoaria e de embalagens de madeira

1623.4

Fabricação de artefatos de madeira, palha, cortiça, vime e material trançado não especificados anteriormente, exceto móveis

1629.3

Fabricação de artefatos de material plástico para usos industriais

2229.3

Fabricação de artigos de serralheria, exceto esquadrias

2542.0

Fabricação de móveis com predominância de madeira

3101.2

Fabricação de móveis com predominância de metal

3102.1

Fabricação de móveis de outros materiais, exceto madeira e metal

3103.9

Fabricação de colchões

3104.7

Fiep   Federação das Indústrias do Estado do Paraná   Direitos Reservados
Av. Cândido de Abreu, 200   Centro Cívico   80530-902   Curitiba   PR