Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




13/04/2012

Complexo metal-mecânico

1. Introdução
O complexo metal mecânico é formado por um conjunto de setores de atividades econômicas que usa conhecimentos e técnicas relacionados, para tratar de produção e processamento, utilizando-se de metais e seus derivados. Em particular, esse complexo é constituído por um conjunto de atividades que utilizam o ferro, o alumínio e outros metais, transformando-os em artefatos compostos, como o aço e as ligas metálicas de diversos tipos de especificações físicas e químicas. A siderurgia é a indústria de base desse complexo metal mecânico. A fabricação de produtos metalúrgicos constitui uma etapa intermediária e consome, além de produtos siderúrgicos, os produtos da metalurgia dos não ferrosos. Os produtos metalúrgicos são os insumos diretos e de maior valor dos demais setores desse complexo. As atividades finais do complexo metal mecânico chegam, por exemplo, à indústria automobilística e à fabricação de máquinas e equipamentos para os demais setores produtivos da economia, além do comércio e serviços.



2. Caracterização Técnica do Complexo Metal Mecânico
O complexo metal mecânico está inserido na Indústria de Transformação, compreendendo 6 (seis) setores, com 30 (trinta) atividades produtivas inter-relacionadas. Inserimos neste contexto, a atividade de RECUPERAÇÃO DE MATERIAIS METÁLICOS, pela importância ambiental e potencial econômico para a indústria.

METALURGIA
Este setor compreende a conversão de minérios ferrosos e não-ferrosos em produtos metalúrgicos por meios térmicos, eletrometalúrgicos ou não (fornos, convertedores) e outras técnicas de processamento para obtenção de produtos intermediários do processamento de minérios metálicos, tais como gusa, aço líquido, alumina calcinada ou não, mates metalúrgicos de cobre e níquel; a produção de metais em formas primárias ou semiacabadas (lingotes, placas, tarugos, biletes, palanquilhas); a produção de laminados, relaminados, trefilados, retrefilados (chapas, bobinas, barras, perfis, trilhos, vergalhões, fio-máquina); e a produção de canos e tubos; a produção de peças fundidas de metais ferrosos e não-ferrosos; e a produção de barras forjadas de aço (laminados longos).

FABRICAÇÃO DE PRODUTOS DE METAL, EXCETO MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
Setor que compreende a fabricação de produtos de metal como estruturas metálicas e obras de caldeiraria pesada para diversas aplicações, caldeiras, tanques e reservatórios metálicos utilizados como instalação para armazenamento e uso industrial; e a fabricação de produtos de serralheria, forjaria, estamparia, funilaria, metalurgia de pó, artigos de cutelaria, embalagens metálicas e ferramentas, além da fabricação de artefatos metálicos para uso doméstico, a fabricação de armas e munições e os serviços de tratamento de metais.

FABRICAÇÃO DE MÁQUINAS, APARELHOS E MATERIAIS ELÉTRICOS
Setor responsável pela fabricação de produtos para geração, distribuição e controle de energia elétrica, de aparelhos eletrodomésticos, de equipamentos de iluminação elétrica, sinalização e alarme, de lâmpadas, de fios, cabos e outros materiais elétricos; e fabricação de cabos de fibra óptica e de peças para máquinas e equipamentos compreendidos nesta divisão. Este Setor não fabrica peças e material elétrico e eletrônico para veículos automotores, os quais estão compreendidos em FABRICAÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES, REBOQUES E CARROCERIAS.

FABRICAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
O Setor de máquinas e equipamentos compreende a fabricação de componentes mecânicos, partes e peças, para as atividades industriais, agrícolas, extração mineral e construção, transporte e elevação de cargas e pessoas, para ventilação, refrigeração, instalações térmicas ou outras atividades semelhantes. Este setor distingue a fabricação de máquinas para uso geral, que são as usadas por uma grande variedade de indústrias, no comércio e nos serviços e as máquinas de uso específico, cujo uso é exclusivo em indústrias ou em grupamento de indústrias; a fabricação de ferramentas elétricas; a fabricação de peças para máquinas e equipamentos produzidos neste Setor; e a sua instalação, manutenção e reparação, quando realizadas pelo próprio fabricante.

FABRICAÇÃO DE OUTROS EQUIPAMENTOS DE TRANSPORTE, EXCETO VEÍCULOS AUTOMOTORES
Este Setor compreende a construção de embarcações e estruturas flutuantes, a fabricação de veículos ferroviários, a fabricação de aeronaves, a fabricação de veículos militares de combate e outros equipamentos de transporte.

MANUTENÇÃO, REPARAÇÃO E INSTALAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
Compreendendo para este Setor as atividades de manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos utilizados no processo de produção industrial, realizadas por unidades especializadas, normalmente sob contrato.

COLETA, TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS; RECUPERAÇÃO DE MATERIAIS
Como processo de recuperação de materiais, entende-se a separação e transformação de sucatas e resíduos em matérias-primas secundárias mediante a compactação, tratamentos químicos, físicos, etc., permitindo nova transformação. Os produtos obtidos pela recuperação de materiais são utilizados na indústria.

Fiep   Federação das Indústrias do Estado do Paraná   Direitos Reservados
Av. Cândido de Abreu, 200   Centro Cívico   80530-902   Curitiba   PR