03/05/2016

CARTÃO BNDES, UMA BOA OPÇÃO PARA SUA EMPRESA.

Nesta edição destacamos o cartão BNDES, opção para dar fôlego no giro da sua empresa propiciando uma ótima alternativa de venda para as empresas fabricantes de produtos.

Cartão BNDES

Inicialmente vamos esclarecer o que é o Cartão BNDES:

De forma simplificada, o Cartão BNDES é um crédito pré-aprovado que micro e pequenas empresas (faturamento até R$ 90 milhões) podem utilizar para investimentos. O limite de crédito é de até R$ 1 milhão por Cartão, sendo que a empresa pode ter mais de um, desde que com bancos diferentes.

As operações de compra e vendas são realizadas pelo portal via internet. Neste, as empresas fabricantes divulgam e comercializam seus produtos, dessa forma os compradores podem pesquisar os itens, verificar características, preço e contato dos fabricantes.

Uma vez o produto encontrado o comprador pode parcelar a compra de 3 a 48 vezes com uma taxa de juros pré-fixada (a taxa de maio/2016 é de 1,22%). Já o vendedor recebe o pagamento 30 dias após a emissão e registro da nota fiscal no Portal.

O que pode ser comprado com o Cartão BNDES?

São diversos itens entre bens, insumos e serviços fabricados no país. Os produtos podem ser consultados no site do Cartão (aqui) e são enquadrados nas seguintes categorias:

• Artigos Têxteis
  • Comunicação Visual
  • Cursos e Programas de Qualificação
  • Educação, Esporte e Lazer
  • Eletrodomésticos e Eletroportáteis
  • Embalagens
  • Informática, Telecom e Automação
  • Inovação e Avaliação de Conformidade
  • Insumos
  • Máquinas e Equipamentos
  • Materiais e Acessórios para Construção
  • Móveis e Colchões
  • Setor Cultural
  • Softwares
  • Utilidades
  • Veículos

Quem pode fornecer pelo Cartão BNDES:

Podem fornecer pelo Cartão BNDES empresas fabricantes de bens ou serviços enquadrados nos critérios do BNDES. Basicamente fabricantes dos itens listados acima.

Para fornecer, as empresas devem solicitar o credenciamento de seus produtos pelo site do Cartão, o BNDES irá avaliar se a atividade econômica da empresa e os itens são compatíveis com as regras de financiamento.

Resumidamente podem fornecer pelo Cartão:

• Empresas de qualquer porte que sejam fabricantes de bens novos (com índice de nacionalização de no mínimo 60%), incluindo embalagens, peças, máquinas, equipamentos de informática e automação, entre outros.

• Empresas de comércio varejista/atacadista, desde que indicadas por fabricante(s) já credenciado(s) no site.

• Entidades que prestam serviços de avaliação de conformidade, desde que acreditadas pelo Inmetro.

• Escritórios que prestam serviços de design, ergonomia e modelagem de produto e embalagem, desde que atendam aos critérios de tempo de constituição, CNAE específico e experiência anterior exigidos pelo BNDES.

A lista completa dos critérios para fornecedores você encontra aqui.

Por que devo ter um Cartão BNDES?

O Cartão apresenta diversas vantagens para as empresas que o utilizam. Em tempos de crise é uma boa opção para o parcelamento das compras de forma rápida e com uma taxa de juros e custos relativamente baixos comparados com as linhas praticadas pelos bancos, além do prazo de 48 vezes.

Para os vendedores, o Cartão proporciona o parcelamento das vendas para os clientes e o recebimento do valor integral em 30 dias. Promove a redução da inadimplência, além da divulgação dos produtos e serviços no portal do Cartão.

Mais informações podem ser encontradas no Portal do Cartão, pelo site: https://www.cartaobndes.gov.br/cartaobndes/

Somos a coordenação de fomento, área da Fiep especializada em crédito e que tem por objetivo atuar como agente estratégico da indústria  no acesso aos recursos financeiros.

Agende uma visita! Estamos à disposição.

Telefone: (41) 3271-9136 / 3271-9411

E-mail: fomento@fiep.org.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO

1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.