Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Setores Portadores de Futuro para o Estado do Paraná

Objetivo: este exercício de prospectiva teve por objetivo projetar a posição dos setores industriais do estado do Paraná em relação às tendências internacionais em termos de tecnologia, economia e indústria, no horizonte de 2005 a 2015.

Objetivos específicos: analisar as tendências e visões estratégicas de futuro que marcam o desenvolvimento industrial no período de 2005 a 2015; levantar fortalezas e oportunidades para o estado do Paraná em relação às tendências de futuro; identificar os setores portadores de futuro para o Paraná; selecionar setores mais promissores para concentrar esforços e investimentos.

Público-alvo: representantes da iniciativa pública/privada relacionados aos setores portadores de futuro do Estado do Paraná.

Realização: Observatórios SESI/SENAI/IEL.

Cooperação técnica: Fundación Observatorio de Prospectiva Tecnologica Industrial (OPTI), Espanha.

Apoio: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Departamento Nacional (SENAI-DN).

Metodologia: a identificação dos Setores Portadores de Futuro para o Estado do Paraná se deu a partir da realização de estudos sobre a economia e a indústria do estado e também sobre tendências tecnológicas, sociais e industriais internacionais; do cruzamento de informações para seleção de tendências pertinentes com a economia do estado; da utilização do método "painel de especialista" para trabalho participativo; da consolidação dos dados, análise e recomendação de ações.

Principais resultados obtidos: foram realizados 06 painéis de especialistas nas regiões Norte, Noroeste, Oeste, Sudoeste, Campos Gerais e de Curitiba, com a participação de mais de 120 formadores de opinião. A etapa de identificação dos Setores Portadores de Futuro está concluída e o relatório técnico está disponível para consulta pública. O relatório apresenta descrição detalhada sobre a metodologia de trabalho, bem como análise e recomendação de ações elaboradas pela Fundação OPTI. Os 12 setores industriais considerados portadores de futuro para o Estado do Paraná a partir deste projeto são: indústria agroalimentar, biotecnologia aplicada à indústria agrícola e florestal, biotecnologia aplicada à indústria animal, energia, meio ambiente, metal mecânica, microtecnologia, papel e celulose, plástico, produtos de consumo, saúde e turismo. A identificação destes setores serviu de base para a concepção do projeto Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense.

Download: Relatório Técnico do projeto Setores Portadores de Futuro para o Paraná.
Formato: PDF / Tamanho: 6,78 MB.

Download: Folder do projeto Setores Portadores de Futuro para o Paraná. (Visão resumida do projeto)
Formato: PDF / Tamanho: 1,09 MB.

Folders do projeto em outros idiomas:

Os resultados consolidados deste projeto encontram-se disponíveis em vídeo no YouTube, nos idiomas português, francês, alemão, inglês e espanhol.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube