Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense

Estes estudos prospectivos resultam do projeto Setores Portadores de Futuro para o Estado do Paraná, que evidenciou a necessidade de conceber mapas de trajetórias a serem percorridas para materializar o potencial percebido nos domínios apontados como pertinentes para o estado.

Objetivo: sinalizar caminhos de construção do futuro para cada um dos setores e áreas identificados como mais promissores para a indústria do Paraná nos horizontes de 2015, 2018 e 2020.

Objetivos específicos: esboçar visões de futuro para cada um dos setores e áreas selecionados; elaborar uma agenda convergente de ações para concentrar esforços e investimentos; identificar tecnologias-chave para a indústria do Paraná; elaborar mapas com as trajetórias possíveis e desejáveis para cada um dos setores/áreas estratégicos.

Público-alvo: representantes da iniciativa pública/privada relacionados aos setores portadores de futuro do Estado do Paraná: indústria agroalimentar, biotecnologia aplicada à indústria agrícola e florestal, biotecnologia aplicada à indústria animal, energia, meio ambiente, metal mecânica, microtecnologia, papel e celulose, plástico, produtos de consumo, saúde, turismo e construção civil.

Realização: Observatórios Sistema Fiep.

Cooperação técnica: Fundación Observatorio de Prospectiva Tecnologica Industrial (OPTI), Espanha.

Apoio: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Departamento Nacional (SENAI-DN).

Metodologia: este projeto se inicia pela identificação dos Setores Portadores de Futuro para o Estado do Paraná. A construção das rotas estratégicas (roadmapping) se dá a partir da elaboração de estudos preparatórios, da organização e condução de painéis com especialistas de cada setor, e da consolidação dos resultados, os quais são divulgados por meio de publicações. Durante os painéis, diferentes atores esboçam visões de futuro, elaboram agendas convergentes de ações para concentrar esforços e investimentos, identificam tecnologias-chave para a indústria do Paraná e elaboram mapas com as trajetórias possíveis e desejáveis para cada um dos setores/áreas estratégicos.

Principais resultados obtidos: elaboração de Rotas Estratégicas (roadmapping) para os seguintes setores industriais do Estado do Paraná: indústria agroalimentar, biotecnologia aplicada à indústria agrícola e florestal, biotecnologia aplicada à indústria animal, energia, meio ambiente, metal mecânica, microtecnologia, papel e celulose, plástico, produtos de consumo, saúde, turismo e construção civil. A identificação das ações necessárias para o desenvolvimento dos referidos setores industriais gerou a necessidade de promoção de uma maior interação entre atores, o que levou os Observatórios Sistema Fiep a darem início ao projeto de Articulação das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense.

Baixe as publicações em formato PDF:

Setor Mapas Frente  Mapas Verso Roadmap (Livro)
Indústria Agroalimentar


Biotecnologia Aplicada à
indústria Agricola e Florestal



Biotecnologia Aplicada à
indústria Animal


Construção Civil

Energia
Meio Ambiente
Metal Mecânica
Microtecnologia
Papel e Celulose
Plástico
Produtos de Consumo
Saúde
Turismo


Os resultados consolidados da elaboração das Rotas Estratégicas encontram-se disponíveis em vídeo, nos idiomas português, francês, inglês e espanhol.

Confira outros vídeos em nosso Canal de Vídeos no Youtube.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube