Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Senai-PR busca empresas do Setor Metal-Mecânico para participar do Programa Brasil Mais Produtivo

Publicado em 03/02/2017

Confira 6 exemplos de sucesso do Programa pelo Brasil

Fonte: Portal da Indústria

Medidas simples e de baixo custo de implantação visam aumentar a produtividade e o lucro de pequenas e médias empresas industriais do Brasil. Projeto-piloto atendeu 18 empresas, mas a meta é atingir outras 3 mil até o fim do ano

O Programa Brasil Mais Produtivo, iniciativa do Governo Federal executado pelo SENAI, pretende aumentar a produtividade, em pelo menos 20%, de 3 mil empresas até o fim de 2017. Para isso, as indústrias que se cadastraram no programa contam com 120 horas de consultoria especializada do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Para participar, basta ter entre 11 e 200 funcionários e estar organizada em arranjos produtivos locais.

São realizadas modificações de baixo custo de implemetação que ajudam a organizar a linha de produção e reduzir desperdícios como superprodução, excesso de processamento e outras práticas rotineiras que passam despercebidas mas atrapalham a eficácia da produção.

"São apenas três meses de intervenção de ordem prática, rápida e simples, com foco nos problemas produtivos. Em média, tivemos até agora um ganho de produtividade de 56% nas empresas atendidas. Ele é um excelente instrumento para aumentar a competitividade, especialmente neste momento de crise", destaca o gerente-executivo de Tecnologia e Inovação do SENAI, Marcelo Prim. Pesquisa divulgada na semana passada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que o Brasil está em penúltimo lugar no Ranking de Produtividade de 2016.

O Brasil Mais Produtivo é coordenado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e executado em parceria com o SENAI, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Além disso, conta com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)

Durante o programa-piloto do Brasil Mais Produtivo, 18 empresas passaram pela consultoria por diferentes regiões do país e os resultados foram expressivos tanto nos índices de produtividade quanto no próprio lucro das empresas. Confira alguns cases de sucesso:

1. Santa Catarina

As empresas AHT, Kimark e Movéis Três Irmãos falam sobre como a consultoria do SENAI impactou em seus caixas. Elas registraram aumento de até 38% na produtividade e redução de R$ 105 mil em gastos mensais.

2. Rondônia

A Mesas Rosalin e a Portolaminas relatam como a diminuição de desperdicios de matérias-primas os ajudou a melhorar a produtividade, tudo isso com ações pontuais de lógica de produção e organização do chão de fábrica.

3. Paraná

A Daiken, fundada em 1993, depois de apenas dois meses de programa, contabilizou bons resultados. Os executivos da empresa falam sobre a qualidade da consultoria, didática e com um alto nível técnico.

4. Goiás

A Ardrak foi uma das primeiras empresas goianas a aderir ao Brasil Mais Produtivo e agora conta como as mudanças propostas mudaram, com um baixo investimento, a realidade da instiuição.

5. São Paulo

A Calçados D'Milton conta como conseguiu aumentar sua produtividade e as exportações com ações simples, como realinhar o espaço de trabalho, respeitando a lógica de confecção de seus produtos.

6. Rio de Janeiro

O proprietário da Luchessi Confecção conta a história do seu empreendimento e a evolução proporcionada pela consultoria do SENAI na gestão do seu negócio. Com uma administração mais profissional, os resultados de produtividade e eficiência são expressivos.

O Senai-PR, parceiro na execução do programa, busca empresas do Setor Metal-Mecânico no estado para participar do Programa Brasil Mais Produtivo.

Empresas interessadas devem se cadastrar em: www.brasilmaisprodutivo.gov.br

Para mais informações sobre o programa, deve-se entrar em contato com:

João Bosco Faiad Militão - Coordenador de Negócios
Gerência de Serviços Tecnológicos e Inovação - Senai Paraná
(41) 3271-9592 | 9615-2271

Ermisson da Silva Rodrigues - Consultorias Tecnológicas
Gerência de Serviços Tecnológicos e Inovação - Senai Paraná
(41) 3271-9367 / 8826-5332

 


Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube