Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Projetos do Senai conquistam troféus no 9° Prêmio Ozires Silva

Publicado em 23/02/2016

Instituição submeteu ao todo cinco projetos, em competição realizada em Curitiba

Quatro projetos do Senai no Paraná saíram vencedores do 9° Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável, em evento realizado na noite de quarta-feira (17). O prêmio, uma iniciativa do Instituto Superior de Administração e Economia (Isae) e do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), foi entregue aos vencedores no Museu da Vida, em Curitiba. O Senai concorreu com cinco projetos, além de um desenvolvido em parceria, inscritos em todas as categorias: Empreendedorismo Econômico, Ambiental, Educacional e Social.

O presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), que também representou o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Edson Campagnolo, ressaltou a importância do investimento feito pelo industrial empreendedor, apesar do ambiente desfavorável de incertezas econômicas pelo qual o Brasil passa. “É aquele recurso que o industrial deposita para o Sistema S e o Sistema S devolve para a sociedade formando e qualificando as pessoas. E quando há eventos como esse, o Senai participa no sentido de trazer junto o empreendedor, porque ele tem uma ideia e nós ajudamos a desenvolver o negócio”.

Para o diretor do Senai no Paraná, Marco Secco, o tema desenvolvimento sustentável é muito relevante para o estado e para o país, e a instituição estimula as unidades paranaenses a participar do Prêmio Ozires Silva desde as primeiras edições. Ele se disse satisfeito com o resultado e enfatizou a importância das parcerias para realizar os projetos e as inscrições. “Isso mostra que estamos conseguindo cumprir nossa missão, que é de disseminar o conceito da sustentabilidade, mas com foco na questão ambiental e social. Ficamos satisfeitos com os resultados atingidos até agora”.

Engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e fundador da Embraer, Ozires Silva parabenizou os vencedores e todos os participantes ao fim da premiação. “Me emociono quando vejo as pessoas se dedicando à sociedade, como fazem os vencedores que se apresentaram aqui hoje”, disse.

Premiados

Os prêmios foram distribuídos para participantes nas modalidades estudantes, pessoas físicas, micro e pequenas empresas, médias empresas e médias-grandes empresas. Um dos vencedores na categoria Empreendedorismo Social foi o Programa de Qualificação Profissional em Liceus de Ofício, feito em parceria entre Senai no Paraná e a Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego. O programa oferta cursos gratuitos para a população que busca qualificação profissional. A analista técnica da gerência de Educação Profissional e Tecnológica do Senai no Paraná, Bruna Trierweiler Shigueoka Roesler, mostra que a evasão foi baixa, de apenas 4%, durante a realização do curso. “Tivemos um total de 1.804 matrículas, com 1.732 pessoas formadas. É um programa que se mostra fantástico”, diz.

Na categoria Empreendedorismo Ambiental, para empresas de Médio Porte, venceu o projeto Produção de Pasta de Alto Rendimento Utilizando como Matéria Prima Resíduos de Couro, produzido pelo Senai de Telêmaco Borba em parceria com o empresário Ademir José de Quadros. O objetivo é produzir papel com resíduos de couro da indústria calçadista e reduzir os danos ao meio ambiente, conforme explicou Adriane Queji de Paula, do Instituto Senai de Tecnologia em Papel e Celulose, de Telêmaco Borba. “Fizemos um estudo para avaliar a viabilidade técnica e econômica do projeto. Acabou sendo um trabalho de 20 meses e o produto se mostrou viável para ser aplicado nesse fim”.

Foi contemplado ainda nesta categoria, o projeto Unidade Industrial da Produção de Briquetes Ecológicos, sendo submetido pela Cooperativa Florestal dos Campos Gerais (Copergera), mas desenvolvido pelo Instituto Senai de Tecnologia em Papel e Celulose, por meio do Programa Sebraetec.

Já na categoria Empreendedorismo Econômico, um dos vencedores foi o Laboratório Aberto em Metalmecânica do Senai de Maringá, que tem como um dos responsáveis Adilson João Jenck. A coordenadora de Negócios de Tecnologia e Inovação, do Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica, Lídia Mendonça, explicou que “acessando o laboratório, os empreendedores podem ter uma estrutura física e de equipamentos para desenvolver seus projetos, da ideia até o protótipo no melhor conceito do ‘faça você mesmo’. Para nós é um reconhecimento muito grande (receber o prêmio), porque trata-se de um projeto novo, que tem praticamente um ano de implantação”. 

O Instituto Senai de Tecnologia é um grande parceiro dos Observatórios, com inúmeras participações nos diversos grupos de trabalho deste setor. 

Pelo Senai participou da competição o projeto Torneio de Drones, de Cristiane Mendes Da Silva e Jorge Enjiu Junior.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube