Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

INT participa de workshop que marca interação do SisNano com o Sibratec

Publicado em 04/08/2014

Representantes das 26 unidades de pesquisa que compõem o Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNano) estiverão reunidos em Brasília, entre os dias 29 à 31, discutindo ações para o setor de Nanotecnologia no Brasil. Organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o workshop Sibratec SisNano: A Nanotecnologia como Plataforma para a Inovação marca o início de uma articulação entre o Sisnano e o Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec).

O Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI) participa do encontro por meio do seu coordenador de Desenvolvimento Tecnológico, Paulo Gustavo Pries de Oliveira, que apresentou ações desenvolvidas pelo Centro de Caracterização em Nanotecnologia (Cenano). O Cenano agrega pesquisas e serviços das áreas de Catálise e Processos Químicos (DCAP); Corrosão e Degradação (DCOR); Processamento e Caracterização de Materiais (DPCM); e Ensaios em Materiais e Produtos (DEMP) do INT.

O workshop discute a criação de três redes de nanotecnologia dentro do Sibratec: Serviços tecnológicos; Inovação em nanomateriais e nanocompósitos; e Inovação em nanodispositivos e nanossensores. A formação dessas redes será organizada por comitês de gestão ligados ao MCTI, que irão identificar, entre os laboratórios que compõem o SisNano, quais deverão atuar em cada uma das redes.

Durante o evento, também está sendo discutida a proposta de entrada do Brasil no projeto europeu de regulamentação em nanotecnologia (NanoReg), que agrega 60 instituições parceiras e 11 países da Europa e quatro de outros continentes.

Entre os participantes do encontro estiveram presentes o coordenador-geral de Micro e Nanotecnologias do MCTI, Flávio Orlando Plentz Filho; o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Alvaro Prata; o coordenador-geral de Serviços Tecnológicos, Jorge Mario Campagnolo; e o diretor de Engenharias, Ciências Exatas e Humanas e Sociais do CNPq, Guilherme Sales Soares de Azevedo Melo.

SisNano e Sibratec

O SisNano é composto por laboratórios especializados e multiusuários direcionados a pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) em nanociências e nanotecnologias. Entre os objetivos, o sistema visa mobilizar as empresas instaladas no Brasil e apoiar as suas atividades; promover o avanço científico e tecnológico e a inovação; aperfeiçoar e reforçar a infraestrutura existente e universalizar esse acesso à comunidade científica do país.

O Sibratec visa apoiar o desenvolvimento tecnológico do setor empresarial nacional e as atividades de pesquisa e desenvolvimento voltadas para a inovação em produtos e processos, com base nas prioridades das políticas industrial, tecnológica e de comércio exterior. Está organizado em três conjuntos de redes: Centros de Inovação, Serviços Tecnológicos e Extensão Tecnológica.

Fonte: MCTI e da Agência Gestão CT&I

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube