Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Centro Europeu lança Unistart

Publicado em 28/03/2016

Caso tenha uma ideia e o potencial para fazer acontecer, você encontrará o ambiente e as pessoas certas para ajudar o seu projeto sair do papel. O Centro Europeu, instituição curitibana que atua há quase 25 anos na área da educação, acaba de lançar a Universidade das Startups (UniStart), um núcleo de empreendedorismoque inclui um programa de aceleração.

Desenvolvida em parceria com o Instituto Brasileiro Qualidade e Produtividade (IBQP), a UniStart oferece uma atmosfera de inovação e estrutura física completa, esta instituição auxiliou start up relevantes, como a Fleety (www.fleety.com.br), Beenoculus (www.beenoculus.com), Estylingue (www.estilyngue.com), iCities (www.icities.com.br), entre outras

“A Universidade das Startups foi desenvolvida para pessoas que querem gerar e aprimorar ideias, com o objetivo de criar empreendimentos de alto impacto. Aqui os empreendedores vão participar das mais modernas práticas de inovação, além de atuar em equipes com espírito colaborativo, integrador e com visão sistêmica”, explica Ronaldo Cavalheri, diretor geral do Centro Europeu. 

A metodologia da UniStart foi desenvolvida em parceria com consultores do IBQP, baseada em experiências do mundo empresarial internacional. O método inclui abordagens que são referências internacionais, como a da Oxford Leadership Academy, Teoria U, World Café, Andragogia, Design Thinking, Lean Startup e Investigação Apreciativa.  

O programa da universidade, totalmente gratuito, é dividido em três etapas: geração de ideias, incubação e aceleração. 

Na primeira etapa, que acontece entre os meses de maio e junho, os 80 participantes selecionados participam de palestras e fazem uma imersão no ambiente que pretendem inovar.  

Já na segunda etapa, que ocorre entre julho e agosto, com 60 participantes serão formados grupos de quatro pessoas para dar continuidade a ideia gerada na etapa anterior. 

“O objetivo aqui é incubar as novas ideias e aprimorar o relacionamento entre os componentes de cada grupo”, explica Cavalheri. Nesta etapa serão selecionadas as melhores propostas para participar da etapa final. 

A última etapa de desenvolvimento é a aceleração, que vai acontecer entre setembro e novembro. Dez equipes de quatro pessoas passarão por um processo de aprimoramento das propostas de valor e dos seus modelos de negócios a partir das ideias incubadas.

“Para participar, os futuros empreendedores devem escrever sobre dois aspectos que serão avaliados por uma banca: o nível de interesse na UniStart e o grau de compromisso com o programa, além de seu propósito de vida e porque considera a sua ideia é relevante para o mundo”, completa Ronaldo Cavalheri. 

As inscrições para a UniStart são gratuitas e estarão disponíveis no site a partir do próximo dia 10 de abril.

Fonte: Centro Europeu

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube