Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Brasil cai seis posições em ranking de competitividade internacional

Publicado em 10/10/2016

O Brasil despencou mais seis posições no ranking que avalia a competitividade dos países. De uma lista de 138 países, o Brasil aparece na 81ª colocação este ano, o que significou uma queda de seis posições em relação à edição do estudo de 2015. Trata-se da pior posição do país nos últimos 20 anos. Desde 2012, quando atingiu sua melhor posição — 48ª — o Brasil despencou 33. Os dados constam do Relatório Global de Competitividade 2016-2017, divulgado nesta terça-feira pelo Fórum Econômico Mundial em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC).

 "Esta posição coloca o país abaixo de alguns de seus principais concorrentes e aponta para um agravamento da desaceleração do crescimento e da produtividade, indicando uma recessão de 4,5% do PIB (Produto Interno Bruto) para 2016", destaca o Relatório Global de Competitividade 2016-2017, no capítulo que trata do Brasil.

Apesar de as condições externas, com o acirramento de sentimentos nacionalistas decorrentes das ondas migratórias e uma inclinação maior dos países a deixar suas economias menos abertas, Carlos Arruda, professor da FDC e coordenador da pesquisa no Brasil, vê uma perspectiva de melhora para o Brasil a partir de 2017.

— Já prevíamos no ano passado que o país voltaria a perder posições e agora chegamos ao fundo do poço. O que de certa forma é uma boa notícia, pois a tendência é que as empresas voltem a investir, a despeito das condições adversas internacionalmente — diz ele.

Segundo Arruda, caso o governo consiga avançar em agendas como a fixação do teto de gastos, a reforma da previdência, a modernização de marcos regulatórios e a retomada das concessões de infraestrutura, a retomada da produtividade das empresas brasileiras se dará num ritmo mais acelerado.

Vai demorar um pouco para recuperarmos as posições perdidas, mas a direção está correta — diz.

O preço para o país, neste momento, destaca o relatório do Fórum Econômico Mundial, em função da menor sofisticação dos negócios, do baixo grau de inovação é um distanciamento significativo dos demais países do grupo do BRICs — que, além do Brasil, inclui China, Rússia, Índia e África do Sul — e também dos integrantes do G20.

No ranking de competitividade 2016-2017, a China aparece na 28ª posição, à frente da Índia, na 39ª, e da Rússia, a 43ª.

Entre os parceiros latino-americanos, o Chile é o mais bem colocado, no 33º lugar, seguido do México, no 51º, a Colômbia, em 61º, o Peru, 67º, e o Uruguai, 73º. Nesse grupo, o Brasil está à frente apenas da Argentina, na 104ª posição, e da Venezuela, que está na 130ª posição.

Suíça, Cingapura e Estados Unidos ficaram, respectivamente, no primeiro, segundo e terceiro lugar, repetindo o mesmo ranking do ano passado.

Fonte: OGLOBO

Analisar a performance do Brasil no ranking internacional de competitividade permite o monitoramento do Fator Crítico Competitividade, do estudo que orienta a Articulação da Rota Metal-Mecânica.

O Grupo de Trabalho - Competitividade atualmente realiza ações em conjunto com o Grupo de Trabalho Cadeia de Fornecedores do Setor Automotivo, e terá sua próxima agenda em 06 de dezembro, às 9h, na FIEP - Campus da Indústria.

 

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube