Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Foco voador faz laser saltar 50 vezes mais rápido que a luz

Publicado em 20/12/2018

Foco de laser mais rápido que a luz

É certo que ninguém ousa desafiar a ideia estabelecida por Einstein de que nada pode superar a velocidade da luz.

Mas é possível usar alguns truques interessantes para vencer grande parte das limitações. Foi usando truques assim que os físicos criaram pulsos superluminais, fizeram a luz viajar com velocidade infinita e emitiram fótons que superam a velocidade máxima da luz.

Agora, uma equipe da Universidade de Rochester, nos EUA, conseguiu fazer com que o ponto focal de um laser mova-se mais rápido do que a velocidade da luz. Na verdade, o ponto de luz extremamente brilhante pode viajar em qualquer velocidade - incluindo mais rápido do que a luz.

A técnica, batizada de "foco voador", permite mover um ponto focal intenso de laser a longas distâncias, o que permitiu, por exemplo, capturar alguns dos filmes mais rápidos já gravados.

Foco acima da velocidade da luz

Se a técnica parece um tanto estranha, imagine os dois focos do laser como sendo duas lâmpadas piscando alternadamente: A luz continua a viajar respeitando seu limite de velocidade, mas a velocidade com que as duas lâmpadas se alternam não precisa respeitar esse limite.

Por outras razões, também é possível transmitir informações acima da velocidade da luz. De fato, a ação fantasmagórica à distância é pelo menos 10.000 vezes mais rápida que a luz.

Foco voador

Um "foco voador" combina uma lente que foca cores específicas da luz em diferentes locais, tirando proveito da tecnologia que levou o Nobel de Física deste ano, chamada CPA (chirped-pulse amplification - amplificação de pulso com chilreio ou trinado), que organiza as cores da luz no tempo. Ou seja, o foco voador organiza a luz no tempo e no espaço.

Imagine um laser produzindo um arco-íris de cores constantemente variável, começando no azul e indo até o vermelho e então recomeçando. Agora concentre a luz com uma lente que foca a luz vermelha perto da lente e a luz azul muito mais longe da lente. Devido ao intervalo de tempo entre as cores, o ponto focal de alta intensidade se move no espaço. Alterando o intervalo de tempo que separa as diferentes cores, esse ponto pode ser movido a qualquer velocidade.

"O foco voador acaba sendo super poderoso," disse o professor Dustin Froula. "Isso nos permite gerar altas intensidades a centenas de vezes a distância que podíamos alcançar antes e em qualquer velocidade. Agora estamos tentando fazer com que a próxima geração de lasers de alta potência e foco em tempo de voo seja baseada nesta tecnologia promissora."

A equipe demonstrou a técnica com um experimento capaz de medir a propagação do ponto focal do laser a até 50 vezes a velocidade da luz. "Isso exigiu um novo diagnóstico que pode fazer um filme com os quadros separados por um trilionésimo de segundo," disse Froula.

Além de ajudar a inaugurar a próxima geração de lasers de alta potência, esta técnica tem o potencial de produzir novas fontes de luz, como aquelas que geram luz de praticamente qualquer cor.

Fonte: Inovação Tecnológica

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube