Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Startup incubada no Sistema Fiep está entre 15 melhores do mundo

Publicado em 27/07/2018

Com o projeto Adam Robo, startup Prevention representou o Brasil na "Copa do Mundo" das Startups, a Imagine Cup da Microsoft, que aconteceu em Seattle

Fonte: Agência Fiep

Única startup brasileira selecionada para participar da etapa global da competição Imagine Cup da Microsoft, em Seattle, nos Estados Unidos, a Prevention ficou entre as 15 melhores startups do mundo. Atualmente incubada na Aceleradora Sistema Fiep, a startup, criadora do Adam Robo, tem o objetivo de realizar exames de visão rápidos e precisos por meio de inteligência artificial, tornando o serviço acessível para todas as classes sociais.

Considerada a "Copa do Mundo das startups", a Imagine Cup traz as melhores inovações de todos os continentes e, nesta edição, reuniu 48 startups que foram selecionadas nas edições regionais. Para o coordenador de Inovação e Talentos do Sistema Fiep, Rafael Trevisan, o resultado mostra o impacto do programa de aceleração do Sistema Fiep e reconhece a qualidade das startups. "A conexão com o ecossistema de inovação e programas internacionais é uma das vertentes que priorizamos em nosso processo de aceleração. Temos orgulho desse reconhecimento da Prevention, já que foi um projeto construído não só com a Aceleradora, mas também com o apoio do Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação (IST) de Londrina, e com apoio do curso de Eletrônica do Instituto Senai da Cidade Industrial, em Curitiba", comenta.

Toda a experiência vivida pela Prevention vai ampliar a troca e compartilhamento com outras empresas incubadas, estimulando cada vez mais projetos de impacto global. Para o fundador e idealizador da Prevention, Juliano Santos, participar do evento e competir com outras empresas globais, que vieram, por exemplo, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e Universidade de Oxford, é um grande orgulho. "Estamos muito felizes com o resultado e levando a conquista para nosso país. Ficamos na frente de startups dos Estados Unidos, da Ásia e da Oceania, colocando o nosso trabalho em evidência para o mundo", diz.

Ele reforça que a incubação no Sistema Fiep foi fundamental para alcançar esse resultado. "Se fizermos uma linha do tempo, desde o primeiro dia só tivemos crescimento. O ambiente da aceleradora favorece a troca de ideias, principalmente pelo contato com outras empresas de tecnologia de ponta, isso contribui bastante para o nosso desenvolvimento. Outro diferencial é a exposição que temos para visitantes, como por exemplo, em maio, quando tivemos a visita da comitiva de embaixadores da União Europeia, no Campus da Indústria", comenta o CEO e Fundador da Prevention, Juliano Santos.

Adam Robo

Juliano tinha cinco anos quando idealizou o projeto motivado por ajudar seus pais e outras crianças. Com o passar do tempo viu que seu produto poderia se tornar realidade. Pesquisando números da saúde visual e soluções disponíveis para o problema, contatou que ainda não existia uma ferramenta disponível e acessível para prevenir a cegueira mundial e outras doenças da visão. Foi aí que surgiu o conceito do Adam Robo.

Com os pilares baseados na inovação, simplicidade e inclusão, o Adam Robo usa tecnologias como Big Data e Inteligência Artificial para realizar exames de visão rápidos e precisos. A ideia é um dispositivo portátil (1.450 kg), fácil de ser transportado para áreas remotas, com o intuito de chegar às pessoas que não possuem atendimento médico adequado.

"Com o Adam Robo, queremos expandir a saúde visual, apresentando o diferencial de ter um modelo cognitivo com análise de imagens. No Brasil, existe um déficit muito grande, temos atendimento oftalmológico apenas para 15% da população. Com o Adam, queremos levar o serviço para todas as classes sociais, tornando ele o mais acessível e conhecido da América Latina", finaliza Juliano.

Aceleradora Sistema Fiep

A Incubadora do Sistema Fiep promove o desenvolvimento das startups que possuem um negócio com perspectiva de mercado e crescimento em escala. Trabalha com os empreendedores até que atinjam maturidade e estejam preparados para o mercado e para contribuir com o aumento da competitividade da indústria paranaense e brasileira.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube