Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

O robô das lavouras que colocou startup gaúcha na lista das mais atrativas do país

Publicado em 16/07/2018

Empresa da Tecnopuc Startups que desenvolve produtos voltados ao agronegócio apareceu em ranking elaborado por aceleradoras, investidores e grandes empresas

Fonte: ClicRBS

O campo está alimentando o interesse do mercado em empresa gaúcha que figura no ranking das 100 Open Startups 2018. A Eirene, incubada na Tecnopuc Startups, apareceu na lista , ficando na terceira posição entre as que atuam no ramo do agronegócio. Eduardo Marckmann, CEO da companhia explica como começou o negócio e quais as perspectivas pela frente. Criada há cinco anos, passou a voltar as atenções para o agronegócio em 2015. Com recursos obtidos via edital da Finep, desenvolveu o Eirobot (imagem acima), robô que terá como função fazer a pulverização das lavouras.

"É um veículo que faz essa tarefa de maneira autônoma", explica Marckmann.

clique para ampliarEirene, incubada na Tecnopuc Startup (Foto: Divulgação)

Elétrico, tem ainda a vantagem de não emitir poluentes. E no processo de desenvolvimento do robô, a equipe percebeu que nem sempre a aplicação era necessária e criou outra ferramenta: o Savefarm. O bico pode ser acoplado em pulverizadores tradicionais, pode gerar economia de até 50%.

"O bico tradicional é cego. O nosso tem análise de imagens e emissão de raios infravermelhos. Com essas duas tecnologias, identificamos plantas, o tamanho delas e conseguimos pulverizar apenas no lugar necessário", explica o CEO.

Essa ferramenta será lançada no segundo semestre deste ano ? o valor varia conforme o tamanho do pulverizador, mas gira em torno de R$ 200 mil. Já o robô está fase de teste de laboratório e deve chegar ao mercado no segundo semestre de 2018.

"A população mundial demandará mais alimentos e precisamos otimizar cada vez mais a produção. As agritechs estão resolvendo problemas", opina Marckmann, que conta com equipe de cinco pessoas.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube