Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Projeto coordenado pela UFPR irá promover Workshop sobre avaliação do Ciclo de Vida

Publicado em 27/03/2018

Evento será realizado em 18 e 19 de abril, em Curitiba-PR

Fonte: UTFPR

A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) pode auxiliar o tomador de decisão (consumidor, empresas e governo) a determinar as melhores alternativas, evitando a transferência entre impactos ambientais e entre processos.

A UTFPR vem atuando com este tema já há muitos anos neste tema (exemplos):

  • Colaborado com a Iniciativa do Ciclo de Vida, com a ONU Meio Ambiente, com a Rede Ibero Americana de Ciclo de Vida, o Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida, a Secretaria de Abastecimento de Curitiba, a Rede Empresarial do Ciclo de Vida, entre outros, e os patrocinadores deste evento, o Ministério da Economia da Suíça, via o projeto de Indústrias de Reciclagem Sustentáveis do ecoinvent e o Grupo O Boticário;
  • organização com outros parceiros, em 2008, do I Congresso Brasileiro de Gestão do Ciclo de Vida (atualmente na sexta edição).

O projeto ACV de A a Z tem como objetivo o compartilhamento de conhecimento em Avaliação do Ciclo de Vida e é financiado pelo ecoinvent, por meio de recursos do Ministério da Economia da Suíça. Este projeto envolve várias instituições nacionais e internacionais e é coordenado pela UTFPR.

O IV Workshop de ACV-S, será realizado em 18 e 19 de abril, na UTFPR, e tem como objetivo disseminar a Avaliação Social do Ciclo de Vida (ACV-S) como técnica para auxiliar na tomada de decisão acerca do desempenho social potencial de produtos e organizações. Realizar a troca de experiências entre academia, governo e empresas a respeito da avaliação do potencial impacto social relacionado ao ciclo de vida de produtos e analisar a interação da ACV-S e de outras áreas das ciências sociais com patrocínio do Grupo O Boticário.

Para mais informações, acesse a página.

 

 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube