Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Soluções "mágicas" não vão salvar as cidades brasileiras, aponta maior evento de smart cities do mundo

Publicado em 07/03/2018

Capital paranaense entrou para o seleto grupo de cidades que recebem o evento, e deve sediá-lo pelos próximos três anos

Fonte: Gazeta do Povo

Tudo indica que o maior evento sobre cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress (SCE), chegou a Curitiba para ficar. A primeira edição do Brasil, realizada na capital paranaense nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, reuniu mais de oito mil participantes, superando a projeção da organização, que contava com cerca de cinco mil.

A programação foi dividida entre a exposição, de entrada gratuita, e o congresso, recheado com as discussões comandadas por 18 palestrantes internacionais e 36 brasileiros. Além de 22 estandes de empresas que apresentaram soluções tecnológicas na feira expositiva, projetos inovadores de mais de 80 startups da capital paranaense foram expostos ao público na Smart Plaza Vale do Pinhão, ambiente voltado para fomentação do networking e intercâmbio de conhecimentos.

Para André Telles, diretor de marketing da empresa paranaense iCities Smart Cities Solution, que organizou o Smart City Expo Curitiba 2018 com apoio do WTC Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, o evento foi um sucesso em todos os sentidos. ?Tanto a participação dos congressistas quanto a contribuição dos speakers e expositores foi à altura deste evento histórico para o país e para Curitiba, que agora faz parte do seleto grupo de smart cities sede de um evento chancelado pela Fira Barcelona?, comemora.

Frederico Lacerda, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, salienta que todas as cidades que receberam o evento atraíram muitos investimentos, tanto na área de tecnologia quanto na de desenvolvimento de smart cities. ?A realização do Smart City Expo não só recoloca Curitiba no cenário internacional de cidades inteligentes como referência, como traz uma importante oportunidade de negócios. O evento nos coloca em contato com as soluções mais atuais do ponto de vista de inovações urbanas e mostra para o resto do mundo o que tem sido feito e desenvolvido em Curitiba?, afirma. O Smart City Expo já foi realizado em cidades como Quioto (Japão), Istambul (Turquia), Montreal (Canadá), Casablanca (Marrocos), Puebla (México) e Buenos Aires (Argentina).

Curitiba se converteu na capital mundial das discussões de políticas de smart cities durante os dias de congresso, sublinha Ricard Zapatero, CEO da Fira Barcelona Internacional. Para ele, uma cidade é inteligente quando toda a população tem condição social e acesso às tecnologias urbanas. ?Toda cidade que queira ter a dinâmica de uma smart city precisa de vontade política, recursos econômicos e capacidade de inovação, através de empresas que desenvolvam novos serviços?, explica.

A curadora internacional do evento, Pilar Conesa, acredita que os principais benefícios para Curitiba que ficam do evento são o compartilhamento de experiências, aceleração de projetos e relações mais intensas com outras cidades, que podem levar ao compartilhamento de projetos. ?Tivemos a oportunidade de nos reunir com o prefeito e com os convidados internacionais para refletirmos sobre projetos de cidade. Com isso, os cidadãos têm retorno em desenvolvimento de iniciativas de smart cities. O objetivo é permitir uma melhor qualidade de vida?, diz.

A Fira Barcelona concedeu a chancela do SCE para a iCities por quatro anos. Com isso, o evento deve ser realizado novamente em Curitiba nos próximos três anos, pelo menos. Roberto Marcelino, sócio fundador do iCities, adiantou que serão realizados fóruns regionais em quatro cidades brasileiras, ainda não definidas, para expandir a discussão sobre smart cities no país e incentivar a participação de novos agentes na edição do Smart City Expo Curitiba que será realizada em 2019.

Confira os principais destaques dos dois dias do evento, clicando aqui.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube