Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Fiep e InPAR recebem missão internacional de resíduos

Publicado em 02/02/2018

Visita da comitiva portuguesa tem como objetivo aprofundar a articulação institucional no setor de águas e resíduos no Paraná

Fonte: InPAR

O InPAR recebeu, junto com a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), uma comitiva da Missão Internacional Portugal-Brasil Águas & Resíduos em Curitiba. A primeira reunião com o grupo foi realizada no dia 1° de fevereiro, às 10h, no Campus da Indústria da Fiep. No decorrer da visita, também foram feitas reuniões temáticas bilaterais entre as entidades e empresas (públicas e privadas) envolvidas na iniciativa.

A visita da comitiva de Portugal tem o objetivo de dar continuidade às articulações institucionais e de cooperação técnica em curso nas áreas de meio ambiente, saneamento e gestão de resíduos sólidos. O grupo fez visita ao Brasil no dia 27 de janeiro a 3 de fevereiro, com passagens pelas cidades de Niterói e Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Curitiba (PR).

Para o presidente do Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR), Rommel Barion, o encontro é importante para estreitar as relações com Portugal no setor de resíduos. “Eles são uma referência para o Brasil na área, embora as realidades portuguesa e europeia sejam diferentes da nossa. Em dezembro, estivemos em uma missão de aproximação em Portugal e agora daremos continuidade com essa visita. Queremos desenvolver projetos em conjunto, com a possibilidade de obter a consultoria deles, tendo em vista uma visão sistêmica da logística reversa no contexto brasileiro”, comenta.

Em cinco anos, Portugal eliminou todos os lixões de resíduos sólidos e é considerado um caso de sucesso em todo o mundo, segundo o secretário de Estado do Ambiente de Portugal (Seamb), Carlos Martins. “Essa política foi concretizada com as mais modernas tecnologias, com vistas a transformar resíduos em recursos, e tem sido muito procurada por países de todo o mundo. Termos uma língua em comum com o Brasil facilita o intercâmbio e, no caso do Paraná, tivemos uma recepção muito boa. Temos interesse em desenvolver mais essa parceria, em busca de algo mais efetivo neste novo encontro”, diz.

A respeito do InPAR, o secretário considera positivas as orientações envolvidas no projeto e considera que está empenhado em construir soluções robustas para o estado. “O meio ambiente era tido como um inimigo da economia pelos empresários. Hoje, felizmente, as pessoas já estão entendendo que a ‘economia verde’ é geradora de oportunidades para as empresas e espero que, no futuro, toda a economia seja verde, para que o mundo seja sustentável”, conclui.

As entidades anfitriãs da missão no Paraná são: Fiep, InPAR, Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Agência Reguladora do Paraná (Agepar), Paraná Cidade, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e Águas Paraná. Entre os participantes da comitiva oficial portuguesa estão o secretário Carlos Martins e o chefe de gabinete da Seamb, Artur Cabeças; o presidente da Entidade Reguladora de Águas e Resíduos (Ersar), Orlando Borges; a diretora da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Inês Diogo, entre outros representantes de entidades e empresas.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube