Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Indústria brasileira investe cada vez mais no desenvolvimento sustentável

Publicado em 15/01/2018

Iniciativas que incluem a promoção do emprego e da renda, da educação, inovação e conservação do meio ambiente reafirmam o compromisso das empresas com a agenda da sustentabilidade

Fonte: CNI

Cinco anos depois da Rio+20, a indústria brasileira já contabilizava avanços notáveis na agenda do desenvolvimento sustentável. Os resultados alcançados pelas empresas são relatados na série especial Indústria Sustentável, da Agência CNI de Notícias.

As iniciativas empresariais, detalhadas em 14 estudos setoriais que integram a série CNI Sustentabilidade, concluída em 2017, incluem ainda a promoção do emprego e da renda, da educação, da inovação e a conservação do meio ambiente. Entre as experiências que serão relatadas na série está a criação pela Associação Brasileira da Indústria de Eletroeletrônicos (Abinee) de um sistema de logística reversa para equipamentos eletroeletrônicos, que visa aumentar a eficiência e reduzir custos das empresas por meio do compartilhamento de infraestrutura de gerenciamento de resíduos eletroeletrônicos.

Outra ação é a plataforma educativa Educação para o Desenvolvimento Sustentável de Comunidades Litorâneas, da Repsol Sinopec Brasil, que oferece qualificação profissional a comunidades litorâneas do Rio de Janeiro e de São Paulo. Os cursos são ministrados em uma unidade móvel equipada com computadores e kits multimídia que atendem 25 alunos por turma. Há ainda o programa de reciclagem e a reutilização de materiais, da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit). Intitulado Retalho Fashion, o projeto organiza a coleta, a triagem e a venda de resíduos têxteis e busca criar condições socialmente justas de trabalho.

VÍDEO - Confira na animação abaixo alguns dados de sustentabilidade em diferentes setores industriais:

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube