Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Retrospectiva 2017 da Articulação da Rota Metal-Mecânica

Publicado em 13/12/2017

Ao longo de 2017, a equipe técnica da Articulação da Rota Metal-Mecânica dos Observatórios Sistema Fiep, realizou diversas ações estratégicas para atender às demandas do setor.

A Articulação da Rota Metal-Mecânica trabalhou no Monitoramento das 4 Visões de Futuro, traçadas no Roadmap que guia os nossos trabalhos.

  • Grupos de Trabalho e entregas

No 1° quadrimestre do ano, os Grupos de Trabalhos, que reúnem diversos atores estratégicos do setor, realizaram cinco encontros. O Grupo de Trabalho Competitividade, em conjunto com a Articulação do Setor Automotivo, recebeu a equipe de Economia, Desenvolvimento e Fomento da Fiep e os integrantes do Programa Tecnova, para um encontro sobre experiências industriais de acesso ao crédito. O GT também recebeu a Fomento Paraná para conhecer seu Guia para tomada de crédito.

clique para ampliarEvento do GT Formação e Gestão de RH, em parceria com o Sindimetal-PR (Foto: Sindimetal/PR)

O Grupo de Trabalho Gestão e Formação de Recursos Humanos, atuou no projeto sobre Indústria 4.0 aplicada aos Recursos Humanos, com discussões tanto nos processos produtivos do setor, quanto no ambiente de formação nas universidades. O primeiro projeto idealizado foi “Oportunidade de qualificação profissional/tecnológica, por meio de instalação robótica para treinamento de estudantes e trabalhadores”, do qual iniciaram seus próprios projetos, a PUC/PR e UTFPR, com o intuito era disponibilizar aos alunos, empresas e comunidade, os laboratórios nas universidades para qualificação em robótica, no contexto de Indústria 4.0.

clique para ampliarGT Formação e Gestão de Recursos Humanos (Foto: Observatórios)

Em parceria com o Sindimetal/PR, o GT promoveu um evento que reuniu cerca de 50 participantes e discutiu amplamente o conceito Indústria 4.0, com olhar voltado aos Recursos Humanos. Participaram palestrantes de Universidades, contribuindo para discussão sobre a formação de um novo profissional e transformação cultural nas organizações, bem como a Bosch, instituição parceira da Articulação, compartilhando suas experiências no setor produtivo.

A Articulação da Rota Metal-Mecânica também monitorou informações sobre o tema a nível nacional, como a Estratégia Nacional para Indústria 4.0, iniciativa do MDIC, com parcerias internacionais como a Alemanha, e o Projeto Indústria 2027, que irá identificar inovações disruptivas dos sistemas produtivos que podem influenciar o futuro de diversos setores industriais.

clique para ampliarVisita ao Senai CIC - GT Tecnologias-Chave (Foto: Observatórios)

O Grupo de Trabalho Tecnologias-Chave realizou uma visita à Unidade Senai CIC, provedora de soluções e tecnologias para o setor Metal-Mecânico. Na ocasião, o Grupo também teve oportunidade de visualizar a construção das instalações do FAB LAB, laboratório aberto de inovação, que hoje se encontra à disposição para o setor e toda a comunidade.

  • Participação em Eventos 
clique para ampliarSimpósio SAE Brasil Sistemas de Manufatura (Foto: SAE Brasil)

Durante o ano de 2017, participamos de diversos eventos com temas de interesse do setor, entre eles, Jornada para o mundo Digital evento sobre Indústria 4.0, realizado pela Fiep e do Seminário da Copel Programa Distribuição do Futuro - Robótica Aplicada à Distribuição, monitorando informações sobre aplicações robóticas no Setor de Energia. Apoiamos a realização do 14º Fórum SAE Brasil Tecnologia de Motores Diesel, realizado em Curitiba. Em alinhamento com temas discutidos nos Grupos de Trabalho, participamos do Seminário de Logística Reversa e Universo Sistema Fiep. Também prestigiamos o lançamento da Bússola da Inovação e da Sustentabilidade do Paraná, dois panoramas que vão de encontro às visões de Futuro do Roadmap de Metal-Mecânica. Por fim, no mês de novembro, participamos do Encontro de encerramento anual do Sindipeças-PR, fizemos uma visita técnica à montadora de máquinas para construção, Caterpillar e apoiamos a realização do 8º Simpósio SAE BRASIL de Sistemas de Manufatura.

  • Planejamento para 2018

No ano de 2018, os Observatórios Sistema Fiep irão dar continuidade ao projeto Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense, onde o Metal-Mecânico é um dos setores identificados e priorizados. Serão realizados os painéis de especialistas, com mobilização de toda a cadeia produtiva do setor, órgãos de governo, universidades, instituições de pesquisa e demais interessados, para construção coletiva do Roadmap Metal-mecânico 2031, onde serão traçadas as visões e ações de futuro para o setor no estado.

Para mais informações sobre a Articulação da Rota Metal-Mecânica, entre em contato:

Tel: (41) 3271-7443

E-mail: observatorios.rota.metalmecanica@fiepr.org.br

 

 

 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube