Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

SESI e INSS assinam acordo para promover iniciativas de prevenção de acidentes e doenças e gestão do retorno ao trabalho

Publicado em 08/12/2017

Cerimônia para formalizar parceria que prevê desenvolvimento de estudos, cursos e projeto piloto com grupo de empresas ocorreu nesta terça-feira, 28 de novembro, na sede do INSS, em Brasília

Fonte: CNI

O Serviço Social da Indústria (SESI) e o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) firmaram parceria em 28 de novembro, para desenvolver iniciativas que reduzam acidentes e doenças do trabalho e melhorem a gestão do retorno ao trabalho de profissionais afastados por acidentes e doenças laborais. O acordo, que terá duração de cinco anos, foi assinado pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, pelo diretor-superintendente do SESI, Rafael Lucchesi, e pelo presidente do INSS, Leonardo de Melo Gadelha, em cerimônia na sede do INSS, em Brasília.

Entre as ações previstas na parceria estão o desenvolvimento de projeto piloto em empresas do Programa SESI de Prevenção da Incapacidade e Gestão do Retorno ao Trabalho, que visa reduzir acidentes, doenças e a incapacidade para o trabalho. Além disso, o SESI e o INSS irão compartilhar base de dados para desenvolver conhecimentos epidemiológicos para melhorar métodos e práticas de prevenção da incapacidade e gestão do retorno ao trabalho.

De acordo com Andrade, a parceria possibilitará ganhos para os trabalhadores, as indústrias e ao governo. “Os trabalhadores estarão em ambientes de trabalho cada vez mais seguros, as indústrias terão mais informações para melhorar a gestão de segurança e saúde no trabalho e o INSS reduzirá demandas de acidentes e perícias médicas”, destacou o presidente da CNI.

A opinião é compartilhada pelo presidente do INSS, que ressaltou a importância do acordo para reduzir a incidência de afastamentos por doenças e acidentes no trabalho, melhorar a competitividade das empresas e reduzir os gastos públicos. “A iniciativa permitirá lucro social e financeiro e contas públicas menos pressionadas”, disse Gadelha.

O acordo prevê ainda a elaboração de um guia de orientação para retorno ao trabalho para preparar empresas e trabalhadores para receberem profissionais que se afastaram por acidentes ou doenças e o desenvolvimento de estudos, projetos científicos e eventos para debate do tema. Profissionais do SESI, INSS e de indústrias também poderão fazer cursos a distância sobre o assunto.

Também estiveram presentes na cerimônia de assinatura do acordo o diretor de Operações do SESI, Marcos Tadeu de Siqueira, e a diretora de Saúde do Trabalhador do INSS, Karina Argolo.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube