Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Fórum IEL: desafio é se adaptar às constantes mudanças do mercado de trabalho

Publicado em 18/09/2017

Edição reuniu mais de mil jovens para palestras sobre o futuro das profissões

Fonte: Portal da Indústria

O Fórum IEL Profissionais Inovadores reuniu mais de mil jovens em Goiânia, em 14 de setembro), para debater as profissões e carreiras do futuro. Palestrantes de diferentes ramos levaram experiências diversas aos estudantes que, atentamente, participaram de forma interativa do evento realizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG). Fantasiado com inspiração na banda Kiss, o especialista em gestão de pessoas da Agência Q9, sediada em Uberlândia, Jerônimo Junior enfatizou que o maior desafio para o jovem que busca sucesso no mercado de trabalho é acompanhar às constantes mudanças do mercado.

clique para ampliarFórum IEL Profissionais Inovadores

“É preciso entender do mercado onde você está inserido e administrar as suas expectativas, o que não é comum, especialmente porque os jovens são cada vez mais imediatistas. O principal desafio hoje é se adaptar às constantes mudanças do mercado de trabalho”, afirmou durante participação performática no Fórum IEL em que intercalava dicas de carreiras com danças e músicas, ao lado de Arthur Henrique, especialista em programas de conhecimento e qualidade de vida da Q9. “Você não pode ser mais um, é preciso fazer a diferença com engajamento, dedicação e motivação”, destacou Junior.

Também palestrante do evento, o diretor do Sebrae-GO Wanderson Portugal Lemos, especialista em agentes de inovação tecnológica, buscou sensibilizar o público quanto a importância individual de cada cidadão se conscientizar que devem trabalhar para mudar o mundo para melhor. Ele descreveu que, atualmente, a sensibilidade social é tão importante quanto a ética e o caráter para o sucesso profissional no mercado cada vez mais acirrado que os jovens encontram.

“Sem ética e sem capital social o profissional não terá sucesso. Uma atitude importante é que o profissional assuma responsabilidades, e não fique esperando que alguém faça por ele”, observou Portugal, antes de ressaltar que o jovem deve saber trabalhar em equipe e ser inovador para ter espaço diante das transformações promovidas pela tecnologia no mercado de trabalho. “65% das crianças que estão no ensino primário hoje vão trabalhar no futuro em profissões que ainda não existem e 5% dos empregos serão substituídos completamente por automação”, disse.

OPORTUNIDADES DE ESTÁGIO - Neste segundo ano consecutivo em Goiânia, o Fórum IEL abriu espaço novamente para a Feira IEL de Oportunidades, espaço voltado para o contato de estudantes com empresas e instituições de ensino, cujo objetivo é aproximar os jovens e os profissionais do mercado de trabalho. No local, vários estandes de empresas e universidades foram erguidos para levar informações sobre empresas e oportunidades de estágio e empregos.

A estudante de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC) Thaíza Santos, 18 anos, afirmou que as palestras e o contato com as empresas a fizeram refletir sobre o que o mercado espera de um profissional. “O Fórum IEL ampliou a minha visão. Ser mais um no meio da multidão não basta, é preciso ter conhecimento, pensar diferente e ser inovador”, disse.

O evento também foi elogiado pelo estudante de Ciência Contábeis da Faculdade Padrão de Aparecida de Goiânia Frederiko Ferreira, 28 anos. Ele contou que as palestras lhe fizeram “abrir a mente” para buscar um foco dentro de sua futura profissão. “Aprendi muito hoje, temos que pensar como vamos caminhar para seguir uma carreira, não é só aquilo ‘o que você vai ser quando você crescer’”, frisou. “Tento correr sempre atrás do que almejo. Palestras como as de hoje nos fazem enxergar a realidade que nos espera”, completou o estudante.

FÓRUM IEL – Goiânia foi palco da segunda edição de 2017 do Fórum IEL Profissional Inovadores, que, em junho, passou por São Paulo. O evento teve como foco a cultura das carreiras profissionais para a inovação. As próximas edições do Fórum IEL estão marcadas para Vitória (5/10) e Curitiba (30 e 31/10).

Realizado no Teatro do SESI da capital goiana, o Fórum também ofereceu oficinas temáticas com foco em carreira e coaching para atendimentos personalizados a jovens estudantes.

O gerente-executivo de Desenvolvimento Empresarial do IEL Nacional, Eduardo Fayet, destacou que o Fórum abre caminho para estudantes estruturarem suas carreiras. “Em um mundo cada vez mais tecnológico e conectado, o conhecimento aplicado pelos profissionais é essencial para buscar as oportunidades disponíveis e estruturar uma carreira de sucesso”, recomendou.

Na avaliação do consultor do IEL Nacional Gustavo Correia, moderador do Fórum, o evento tem cumprido a sua missão por onde passa. “O nosso objetivo é sempre promover reflexão nos jovens. Temos cumprido muito bem esse propósito nesses três anos de Fórum IEL, trazendo pessoas para conversar com os estudantes sobre grandes tendências e oportunidades para a carreira”, pontuou.

Além de Jerônimo Junior e de Arthur Henrique, da Agência Q9, e de Wanderson Portugal Lemos, do Sebrae, o Fórum IEL Profissionais Inovadores teve palestras e debates com a participação dos seguintes especialistas: Raphael Bozza, gerente de Gente e Performance da Kraft Heinz Brasil; Ricardo Cappra, cientista-chefe da Cappra Data Science; Mariana Castro, jornalista e empreendedora; e Dado Schneider, doutor em Comunicação.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube