Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Departamento de Engenharia Mecânica da UFPR lança curso de pós-graduação voltado para indústria 4.0

Publicado em 29/08/2017

Inscrições estão abertas até 15 de setembro

Fonte: UFPR

O Departamento de Engenharia Mecânica da UFPR está lançando o curso de pós-graduação lato-sensu “Indústria 4.0”. Este é um novo conceito de indústria que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, como controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura.

O curso é dirigido a profissionais de nível superior com graduação em engenharia, tecnologia, arquitetura, física, química e áreas afins.

Serão 420 horas/aula: 360 horas destinadas às disciplinas e 60 reservadas para o Trabalho de Conclusão do Curso. O TCC será diferenciado e vai envolver uma empresa real (que pode ser a empresa onde o estudante atua ou outra). O principal objetivo é praticar os conhecimentos adquiridos ao longo do Programa de Pós-Graduação num caso real. A metodologia utilizada para desenvolvimento das atividades é baseada na colaboração e adaptada de acordo com o propósito do tema selecionado.

clique para ampliarclique para ampliarUFPR lança curso de pós-graduação voltado para indústria 4.0 (Foto: UFPR)

Um dos diferenciais da pós-graduação é que o curso contará com um “Conselho de Notáveis”, do qual participam, entre outros, o vice-presidente mundial da Volvo e o vice-presidente mundial da Aker, empresa norueguesa líder em equipamentos para exploração de petróleo e gás. Mensalmente, eles vão interagir com os alunos por meio de video-conferência, falando diretamente de Charleston (Estados Unidos), onde fica a sede da Volvo Americas, e de Londres (Inglaterra), onde fica a central de operações globais da Aker. Os “conselheiros notáveis” vão trazer informações sobre as mudanças tecnológicas, transformações coorporativas e tendências globais.

A seleção dos alunos será feita por meio de entrevista presencial, agendada previamente. Os candidatos podem entrar em contato com a coordenação para agendar uma reunião individual e consultiva. Assim o interessado poderá conhecer previamente o funcionamento da pós-graduação e avaliar com profundidade a participação.

A aula inaugural foi realizada em 2 de setembro e as inscrições podem ser feitas até 15 de setembro. As aulas serão ministradas quinzenalmente, sempre aos sábados, no Centro Politécnico da UFPR.  O curso tem o custo de R$ 11.865,00, divididos em 24 parcelas de R$ 494,00. Não é cobrada taxa de inscrição.

Mais informações sobre o corpo docente, disciplinas e horário das aulas no endereço eletrônico: http://www.demec.ufpr.br/portal/pos-graduacao/especializacao/engenharia-industrial-4-0/

A UFPR é participante da Articulação da Rota Metal-mecânica: relacionado à temática, o Grupo de Trabalho Gestão e Formação de Recursos Humanos atua em um projeto de formação e qualificação profissional/tecnológica em Universidades, por meio de seus laboratórios e instalações robóticas, no contexto de Indústria 4.0. O projeto pretende atender estudantes de ensino médio e universitários, como também trabalhadores que precisam de requalificação ou recolocação no mercado de trabalho. 

Para mais informações sobre a Articulação da Rota Metal-Mecânica, entre em contato:
Tel: 41 3271-7443




Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube