Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Associação Brasileira de Internet Industrial realiza encontro no Paraná

Publicado em 14/07/2017

Encontro reuniu empresas e profissionais de diversos estados brasileiros e alinhou estratégias para o trimestre

Fonte: Informações de Alexandre D’Angelo - ABII

Um amplo debate sobre a Internet Industrial - prioritário em todo o mundo – foi a pauta do 2º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Internet Industrial, a ABII, realizado em 03 e 04 de julho, no Campus da Indústria do Sistema FIEP, em Curitiba (PR).

Marcia Matsubayashi e Andrey Camargo, sócia e gerente da Deloitte, valorizaram a importância das ações e do fortalecimento da ABII, apresentaram cases e demostraram que a empresa que não se adequar a essa nova realidade certamente não resistirá.

Para Filipe Cassapo, representante do Sistema FIEP, os desafios para a produtividade vão desde a infraestrutura e a organização, até a cultura e a gestão da empresa. Também destacou como fundamental a manutenção e o fortalecimento de um ecossistema de inovação em todas as empresas.

Luis Delmont, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), elogiou a iniciativa da ABII que – mesmo num momento de crise como este que o Brasil vive – reuniu um grupo verdadeiramente relevante de empresas e pessoas verdadeiramente focadas e que priorizam a inovação.

Bruno Soares, da ABDI, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, enalteceu a visão da entidade para as indústrias ligadas à inovação e à indústria 4.0 o papel.

José Rizzo, presidente da ABII, afirma que as grandes conquistas que a associação leva de cada um desses encontros e debates são a disseminação do conhecimento e o engajamento de mais empresas e profissionais, que fortalecem a Internet Industrial no Brasil. “Contamos com profissionais entusiasmados e traçamos metas desafiadoras, nosso papel agora é trabalhar em busca de resultados”, analisa o presidente.

Atuação e resultados

Durante o evento, os Grupos de Trabalho de Desenvolvimento de Negócios, Marketing e Tecnologia - já em franca operação - apresentaram seus primeiros resultados e os novos Grupos - de Testbeds e Pessoas e Educação - iniciaram seus trabalhos, elegeram seus líderes e apresentaram propostas arrojadas.

- GT de Desenvolvimento de Negócios apresentou as conclusões iniciais de uma pesquisa sobre o conhecimento e utilização da Internet Industrial nas empresas brasileiras. Os dados serão compilados e, numa próxima etapa, seus resultados trarão importantes conclusões a respeito do tema em nosso país.

- GT de Marketing apresentou como frentes de trabalho a prospecção de novos associados, o fortalecimento da reputação da ABII, ações de retenção das empresas associadas, o engajamento das equipes e o planejamento e organização de eventos.

- GT de Tecnologia apresentou seu novo líder, Ricardo Fernandes, representante da Erzinger. Entre os temas que o grupo programou para os próximos meses, estão a arquitetura de referência da internet industrial e a elaboração de um glossário, que facilitará a compreensão do vocabulário utilizado no Industrial Internet Consortium (IIC).

- GT de Testbeds se propôs a fazer uma revisão da missão da ABII. Definiu o modo de prospecção e o processo dos Testbeds. As metas para o próximo trimestre são ter cinco Testbeds em fase de aprovação dos critérios e um Testbed do IIC sendo executado no Brasil até o final do ano.

- GT de Pessoas e Educação elegeu ações prioritárias, como a análise de estudos já publicados, como conteúdos do Fórum Econômico Mundial, da Mackenzie e o capítulo que detalha o RH do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Opinião dos convidados

Além dos associados, o 2º Encontro Nacional ABII convidou algumas empresas para acompanhar e conhecer o evento. Ao final, elas fizeram questão de agradecer.

Andrey Camargo, Gerente na Deloitte, destacou que participar deste encontro foi esclarecedor. Ele valorizou o potencial e a seriedade da associação. Destaca que a interação entre o grupo é muito boa.

Cassio Wilson, da DHL, reforçou que a palavra “coopetição” resume o 2º Encontro Nacional ABII. Para ele, o Encontro oportunizou a união de profissionais e empresas concorrentes para cooperar, em prol do desenvolvimento e evolução da Internet Industrial no Brasil.

Para Bruno Soares, da ABDI, o evento de Curitiba evoluiu bastante em relação ao primeiro encontro, que aconteceu em São Caetano do Sul (SP). Ele ressalta as palestras que destacaram conteúdos relevantes e um importante fórum que discutiu a Internet Industrial entre seus principais interessados no Brasil.

Trabalho focado na evolução da Internet Industrial no Brasil

A programação anual da ABII prevê quatro Encontros Nacionais. No mês de abril, aconteceu o primeiro, em São Caetano do Sul (SP) e o segundo foi este, em julho, em Curitiba (PR). Para setembro está agendado o 3º Encontro Nacional da ABII, que será no Rio de Janeiro (RJ) e, em dezembro, em Florianópolis (SC). Eles acontecem sempre em diferentes cidades brasileiras, de onde integrantes da ABII têm a oportunidade de acompanhar e debater as mais recentes informações da Internet Industrial no mundo, as ações e entregáveis da ABII, além de apresentar mais fortemente os objetivos da associação para profissionais e empresários daquela região.

Sobre a ABII

A Associação Brasileira de Internet Industrial, ABII, oficializada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da internet industrial no Brasil. Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a colaboração e intercâmbio tecnológico e de negócios com associações, empresas e instituições internacionais e a realização de estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias e inovação.

Alinhada ao tema de Internet Industrial, a Articulação da Rota Metal-mecânica monitora as diversas áreas e conceitos que abrangem a Indústria 4.0. O Grupo de Trabalho Gestão e Formação de Recursos Humanos atua em um projeto de formação e qualificação profissional/tecnológica em Universidades, por meio de seus laboratórios e instalações robóticas, no contexto de Indústria 4.0.

Para mais informações sobre a Articulação da Rota Metal-Mecânica, entre em contato:
Tel: 41 3271-7443
Email: observatorios.rota.metalmecanica@fiepr.org.br


Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube