Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Joinville sedia maior encontro de ferramentarias do mundo

Publicado em 03/07/2017

Cidade sediou da 15ª Conferência Mundial da ISTMA que realizada no fim de junho

Fonte: Notícias do Dia - Florianópolis

Autoridades e empresários de 14 países participaram em 28 de junho, da abertura da 15ª Conferência Mundial de Ferramentarias da Associação Internacional de Fabricantes de Ferramentarias e Usinagem – ISTMA. Evento internacional e itinerante, acontece a cada três anos e, pela primeira vez, uma cidade brasileira é escolhida para sua realização. A edição de 2017, promovida pela ISTMA, foi organizada pela Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais – ABINFER, no Centro de Convenções e Exposições Expoville, em Joinville (SC).

A ISTMA congrega e representa as associações nacionais com o propósito de organizar e fortalecer o setor de ferramentarias, além de fomentar negócios. Vice-presidente da ISTMA e presidente da ABINFER, Christian Dihlmann deu as boas-vindas e ressaltou a importância de um evento com a grandeza da Conferência Mundial. “A ISTMA é a melhor maneira para aprendermos sobre nossas preocupações, nossas fraquezas e nossos desafios. Essencial para construir relacionamentos e aprender sobre as melhores operações praticadas no mundo. Todas associações nacionais cooperando umas com as outras, isso não é sonho, é real”, discursou.

Considerado o maior encontro das indústrias de ferramentais e usinagem, paralelamente ao evento aconteceram também diferentes ações voltadas ao setor industrial e de serviços, o 10º Encontro Nacional de Ferramentarias – Enafer; o Simpósio Indústria 4.0 da Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha – VDI; e a Mostra Pensando a próxima Geração de Escola. 

O presidente da ISTMA, o sul-africano Bob Williamson, encorajou os presentes, enfatizando a importância para o mundo dos profissionais do segmento. “Se não existir uma forte indústria de ferramentaria, não teremos nenhuma outra indústria.” O prefeito de Joinville, Udo Döhler, falou da importância do setor principalmente para a cidade anfitriã. “A cidade de Joinville se sente muito honrada em poder abrigar o maior encontro de ferramentarias do mundo. A ferramentaria que ocupa um espaço importante da economia na nossa Cidade”. Em seguida, fez um prognóstico para as próximas décadas. “Nos próximos 30 anos (Joinville) duplicará a população e triplicará sua economia. Hoje nossa economia é centrada no setor metal-mecânico onde a ferramentaria ocupa um espaço vital”, afirmou.

No Brasil, a cadeia produtiva da ferramentaria abrange em torno de duas mil empresas. Com destaque para três polos: grande São Paulo (SP), Joinville (SC) e Caxias do Sul (RS), sendo o município catarinense que possui o maior número de indústrias. Já no ranking mundial, o Brasil está entre os 15 principais países do segmento. Segundo Dihlmann, até 2026 espera-se consolidar o País entre os três primeiros, firmando-se como um importante agente mundial produtor de ferramentais.

 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube