Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

IAP divulga primeiro relatório sobre destinação de resíduos sólidos industriais no Paraná

Publicado em 29/06/2017

Levantamento mostrou que 90,4% dos resíduos das indústrias instaladas no PR são reutilizados, reciclados ou recuperados

Fonte: AEN

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgou, em 28 de junho, o primeiro Relatório da situação de inventário de resíduos sólidos industriais no estado do Paraná. Trata-se de um levantamento sobre a destinação dos resíduos gerados pelas atividades industriais em todo o Estado em 2014 e 2015.

“Com esse instrumento poderemos conhecer melhor a realidade da destinação desses resíduos no Estado para, então, desenvolver uma política pública estadual que contemple os princípios da Política Nacional de Resíduos”, explica o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto.

Para fazer o diagnóstico, o IAP se baseou nos Inventários de Resíduos Sólidos Industriais que são repassados periodicamente pelos empreendimentos licenciados para obter a renovação das licenças ambientais. São 252 inventários enviados ao instituto até 30 de setembro de 2015.

“O gerenciamento de resíduos sólidos de qualquer origem requer responsabilidade coletiva e o envolvimento de todos os setores da sociedade em relação à geração e destinação, vislumbrando a preservação dos recursos ambientais, a economia de insumos e energia e a minimização da poluição ambiental”, explica a diretora de Monitoramento Ambiental e Controle da Poluição do IAP, Ivonte Chaves.

Resultados – O relatório apontou que 90,4% dos resíduos gerados pelas indústrias instaladas no Paraná são reutilizados, reciclados ou recuperados. Outros 8,5% são enviados para disposição final adequada, 0,9% segue para tratamento, 0,1% é enviado para disposição final não adequada e 0,1% enviado para coprocessamento.

Os números se baseiam em informações repassadas pelas indústrias que podem ser fiscalizadas pelo IAP sem aviso prévio para verificar a veracidade das informações e o cumprimento de demais normas ambientais.

“Quando a disposição final desses resíduos é inadequada, um dos mais graves problemas ambientais que enfrentamos é a possibilidade de geração de passivo de solos contaminados”, explica Ivonete.

O levantamento mostra que a região do Paraná que mais gerou resíduos sólidos industriais foi a Noroeste, que corresponde aos Escritórios Regionais do IAP de Cianorte e Paranavaí. A Região Metropolitana de Curitiba, incluindo a Capital, foi a que mais contribuiu para o levantamento com o envio de informações por ter maior presença de empreendimentos de atividades industriais.

Acesse o relatório completo em: http://www.iap.pr.gov.br/arquivos/File/Monitoramento/DIAGNOSTICO_DE_RESIDUOS_SOLIDOS_INDUSTRIAIS

A lançamento do relatório permite o monitoramento da Visão 4 – “Referência em Sustentabilidade na Indústria Metal-mecânica", do Roadmapping de Metal-Mecânica 2018, estudo que guia os trabalhos de Articulação da Rota Metal-mecânica.

Para mais informações sobre o projeto, entre em contato:
Tel: 41 3271-7443
Email: observatorios.rota.metalmecanica@fiepr.org.br

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube