Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

16ª edição da Feimafe reuniu mais de 550 marcas em novo formato

Publicado em 28/06/2017

Evento trouxe ao público produtos e serviços do cenário de inovação e Indústria 4.0

Fonte: Feimafe

A 16ª FEIMAFE - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura, realizada entre 20 e 24 de junho, trouxe um novo formato aprovado pelo público presente, a começar pela grande movimentação de pessoas que se guiaram pela Rota da Inovação e pelas visitas na Arena da Robótica e Automação Industrial. A FEIMAFE 2017 registrou a presença de 34.674 mil visitantes que vieram conferir no evento os novos produtos e inovações demonstrados em diversas ilhas temáticas.

Pelo resultado apurado diretamente com os expositores, o ambiente de negócios também foi bastante propício, com vários fechamentos já durante o evento e boas perspectivas para concretizar futuras transações. “Os eventos com esse perfil da FEIMAFE estão mudando bastante por conta das profundas transformações que vêm acontecendo com a indústria no Brasil e no mundo, cada vez mais digitalizada e interconectada. E um dos principais objetivos da FEIMAFE é oferecer experiências inovadoras para essa nova realidade e propiciar aos expositores e aos visitantes/compradores a oportunidade de obterem novos contatos de clientes para ampliarem seus portfólios”, relata Gustavo Binardi, diretor de Eventos da Reed Exhibitions Alcantara Machado. “Contudo, a constatação que tivemos nesta edição foi a de que muitos negócios já foram gerados nos cinco dias da Feira”, afirmou.

A FEIMAFE 2017 colocou à disposição, uma série de experiências interativas dentro da Rota da Inovação. Trata-se de um roteiro que permitiu aos visitantes conhecerem na prática o funcionamento das novidades oferecidas pelos expositores. São produtos e serviços que estão transformando as tradicionais plantas industriais em “manufaturas inteligentes”, a chamada Indústria 4.0, ou seja, um ambiente de produção com conectividade digital, otimização contínua dos processos, rede de comunicação descentralizada e operação visando reduzir custos. Na prática, o avanço dessas tecnologias também foi apresentado no espaço Manufatura Inteligente com a demonstração de máquinas industriais que se auto programam, sem a interferência humana, melhorando o processo produtivo e evitando falhas.

A outra finalidade da Rota da Inovação é levar aos interessados o que há de mais moderno em técnicas e inovações a fim de se aprimorarem através das apresentações e práticas em qualificação profissional na indústria. No espaço da Arena da Robótica e Automação Industrial, em conjunto com a Arena do Conhecimento, além do Fórum FEIMAFE, os visitantes puderam assistir e participar de experiências e palestras sobre robótica, automação industrial, manufatura digital entre outros.

“Trabalho na área de automação predial, e venho à feira para conhecer novidades. Até agora, pelo que vi, a ideia da Rota da Inovação foi muito bem pensada, pois está oferecendo uma referência sobre o que ver na feira” – opina o engenheiro e consultor Johann Huber, da Arkoss Sistemas de Automação. O visitante Maurício de Abreu, gerente de Projetos da MRA Indústria também aprova o modelo. “Não tinha visto uma iniciativa como essa antes, é uma boa ideia porque direciona o visitante. Meu objetivo era visitar companhias voltadas para impressão 3D, e estou conhecendo diversos produtos”.

Atividades com instituições de pesquisas e de empresas são bem sucedidas

Um dos pontos altos da FEIMAFE foi a participação de institutos de ensino e de pesquisa, além de empresas especializadas em soluções inovadoras, que puderam mostrar seus experimentos permitindo a interação com o público. O Instituto Avançado de Robótica (IAR) levou à FEIMAFE uma unidade móvel para treinamento em robótica e segundo Rogério Vitalli, diretor executivo, o número de visitantes superou as expectativas, “a ponto de não conseguirmos quase dar conta do atendimento a partir do terceiro dia do evento”.

>> Sucesso da Manufatura Avançada nas indústrias depende de interação entre escolas e empresas

“O público que nos visitou foi muito variado, desde empresários, funcionários de empresas a estudantes. Mas o que eu achei muito importante foi que todas as perguntas que respondemos eram de pessoas com um grau de conhecimento relativamente alto, de visitantes que realmente estão familiarizadas com a robótica”, contou Plinio Thomaz Aquino Junior, departamento de Ciência da Computação do Centro Universitário FEI.

O nível de formação do público também causou boa impressão a Fernando Silveira Madani, coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Mauá de Tecnologia. “A visitação no nosso estande foi sensacional. A experiência foi muito boa principalmente pela oportunidade de apresentar nosso trabalho aos pequenos e médios empresários, que ainda não conhecem as possibilidades de melhorias em automação nas suas indústrias por acharem que são muito dispendiosas”.

 

 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube