Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Congresso Smart City traz discussão sobre a Indústria 4.0 no contexto das cidades

Publicado em 05/06/2017

Conexão está na nuvem de informações e na capacidade de analisar informações e tomar decisões para as cidades

Fonte: Smart City e informações dos Observatórios Sistema Fiep

O Congresso Smart City Business, voltado a negócios para cidades inteligentes, realizado no dia 24 de maio, em Curitiba, contou com o Painel “O futuro e os desafios da Indústria 4.0 e seu impacto nas Cidades Inteligentes”. Especialistas da HP, Facens, Honeywell do Brasil, Abimaq, Associação brasileira de Automação, Smart Services e VIP Systems discutiram soluções inovadoras e recursos que melhorem a produtividade e a interoperabilidade dos sistemas de fabricação e colaboração entre as empresas.

A equipe técnica dos Observatórios Sistema Fiep participou do evento, monitorando os temas referentes às visões do Roadmapping de Metal Mecânica 2018.

Os painelistas discutiram como a nova revolução industrial influenciará toda a cadeia produtiva e destacaram que, com ela, estão surgindo ótimas oportunidades para empreendedores de diversas áreas e mercados. A internet das coisas (IoT) e a interoperabilidade, capacidade dos sistemas cyber-físicos humanos e fábricas inteligentes se comunicarem também são parte importante desse processo.

Marcos Lima, CEO da Smart Services falou da necessidade de habilitar a indústria para o cenário 4.0. “Nas empresas somos cobrados por resultados, então buscamos ferramentas que nos ajudem a conquistar resultados”, disse ele. Para ele, entre as soluções viáveis está execução de um plano de ação para otimizar custos e ampliar a capacidade de ação.

A informação é compartilhada por Rafael Rapp, manager business operations da HP Brasil, que destacou que a demanda da era digital exige a adaptação da otimização de custos. “Os dados estão abundantes, devemos pensar em como fazer para utilizar isso de maneira inteligente”. Rafael levantou a reflexão atual, em que vivemos a era do consumidor, onde tudo deve ser personalizado, com qualidade e custo final acessível.

Carlos Conti, presidente e CEO da Honeywell do Brasil, destacou que a tecnologia, se bem aplicada, é o principal ingrediente para tornar o mundo mais sustentável. Na aplicação nas cidades, Carlos trouxe informações sobre os prédios inteligentes, que gerenciam seu consumo de água, energia e utilização de áreas de forma inteligente, com utilização de Big Data em tempo real. Também exemplificou com os aeroportos que, hoje, são microssistemas dentro das cidades inteligentes, com informações interligadas trabalhando em tempo real e gerando receitas para as cidades. Ele citou como exemplo o aeroporto de Dubai, nos Emirados Árabes, que segundo ele, surpreendentemente gera cerca de 30% do PIB da cidade.

Durante o debate, o consenso entre os especialistas mostrou que a conexão de Smart Cities e Indústria 4.0 está na “nuvem” de informações, na capacidade de saber analisar informações e tomar decisões para a cidade e sociedade.

Em um contexto de crise econômica, os panelistas também enfatizaram que a única forma de empresas e microssistemas sobrevirem é por meio da inovação, pela busca gradativa do conhecimento e do novo.

Relacionado à temática, o Grupo de Trabalho Gestão e Formação de Recursos Humanos atua em um projeto de formação e qualificação profissional/tecnológica em Universidades, por meio de seus laboratórios e instalações robóticas, no contexto de Indústria 4.0. O projeto pretende atender estudantes de ensino médio e universitários, como também trabalhadores que precisam de requalificação ou recolocação no mercado de trabalho. 

Para mais informações sobre a Articulação da Rota Metal-Mecânica, entre em contato:
Tel: 41 3271-7443
Email: 
observatorios.rota.metalmecanica@fiepr.org.br

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube