Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Sindimetal/PR e Rota Metal-Mecânica realizam evento sobre Indústria 4.0 e seus impactos nos Recursos Humanos

Publicado em 22/05/2017

Tendência irá impactar a cultura organizacional das empresas e das instituições de ensino

Fonte: Sindimetal/PR e informações de Observatórios Sistema Fiep

Imaginem uma empresa que transforma os dados de todo o processo produtivo em informação. E que, a partir do acesso a essa informação, líder, liderados e diretoria tragam ideias inovadoras com um único propósito: solucionar possíveis problemas na produção.

Suponham, ainda, que todo o conhecimento da sua equipe, aliado às inovações tecnológicas, potencializem o processo de uma linha de produção da empresa, tornando a indústria mais produtiva, mais competitiva e oportunizando ao seu cliente um melhor serviço e produto. Esta inovação tecnológica já existe e tem um nome: Indústria 4.0.

Enquanto os mercados internacionais como Alemanha, por exemplo, foram os precursores desse novo processo de manufatura inteligente, a Indústria 4.0 no Brasil ainda está dando os primeiros passos. E, para que esse processo seja eficiente nas organizações nacionais, o desafio dos profissionais de RH será grande. Eles terão que requalificar seus profissionais e conscientizar empresários e colaboradores sobre a nova cultura tecnológica que chega ao Brasil.

Em parceria com o Grupo de Trabalho Gestão e Formação de Recursos Humanos da Rota Metal-mecânica, o SINDIMETAL /PR realizou, em 17 de maio, sua reunião mensal do Grupo de RH, tratando o tema. O evento contou com a presença do Prof. Dr. Maximiliano Vargas, Ph.D. in Computer Science by the Colorado Technical University (CTU-EUA) in a Concentration in Enterprise Information Systems, que apresentou informações sobre o impacto da Indústria 4.0 nas instituições de ensino e na realidade das empresas, com foco na relação com Recursos Humanos.



Maximiliano fez uma breve análise do cenário atual no Brasil e apontou a grande barreira que dificulta a adoção de tecnologias digitais avançadas no país. “Não adianta se preocupar com questões relacionadas a equipamentos e ferramentas para desenvolver a Indústria 4.0 na empresa. Isso é apenas uma parte do processo. Nesse momento, o mais importante a ser desenvolvido é a internacionalização do conhecimento, ou seja, entender o conceito, o que o processo traz, qual será o novo perfil dos profissionais. Não apenas saber se a indústria tem capacidade técnica, mas, sobretudo, se a empresa tem capacidade de pessoas, a partir de agora”, declara.

Mesa Redonda aborda formação do novo profissional e transformação cultural nas organizações

Após a palestra, foi realizada uma mesa redonda com o objetivo de debater sobre os aspectos de implantação da Indústria 4.0. Compuseram a mesa o diretor de ensino do Grupo IDD, Prof. José Motta Filho, o coordenador do Centro de Ciências Exatas, Tecnológicas e Agrárias da Unicesumar Curitiba, Anselmo Luiz da Rocha, os consultores internos de RH da empresa Bosch Curitiba, Bruna Brun e Douglas Messias. O debate foi conduzido pelo palestrante e prof. Maximiliano Vargas.

Na ocasião, os professores foram questionados sobre a formação universitária e o novo perfil dos profissionais recém-formados. Para Anselmo, o principal papel das universidades, atualmente, é apresentar as novas tecnologias de mercado para os alunos, deixando-os competitivos para o mercado.

“Hoje, as universidades estão formando profissionais com um maior grau de conhecimento tecnológico. Porém, a evolução está muito rápida. Quando visualizamos a indústria 4.0 estamos pensando em disciplinar esse aluno que sai das universidades e como engajá-lo para que auxilie no aprimoramento dessa nova tecnologia nas organizações”. diz Anselmo.

Já o diretor do grupo de ensino IDD, Prof. Motta, acredita que é preciso modificar o modo de conduzir as aulas na universidade. “Temos tecnologias fantásticas. Hoje o mundo é mobile e precisamos ensinar esses alunos a usarem essa tecnologia ao seu favor. E a indústria 4.0 chega repaginando tudo, transformando dados em informação e em conhecimento para uma tomada de decisão. Portanto, é preciso desenvolver nos alunos a habilidade e a capacidade de pensar. Dar conhecimento para que eles solucionem problemas complexos”, declara.

Se as universidades já estão mudando o conceito de suas aulas, as empresas também necessitam se adequar às transformações buscando integrar-se a este processo. No entanto, de acordo com a consultora da empresa Bosch, Bruna Brun, as empresas nacionais terão um desafio enorme pela frente, diante destas novas tendências do mercado.

“A empresa Bosch tem consciência da mudança que precisa acontecer na organização. Mas, ainda encontramos profissionais que têm receio desta nova tecnologia, ora por acreditarem que a implantação da Industria 4.0 implicará em demissões, ora por medo de não conseguirem aprender todo esse processo tecnológico. E há outros colaboradores que precisam ver um sentido nesses avanços tecnológicos para que possam comprar a ideia e contribuir efetivamente para a organização. Hoje, a empresa passa por um momento de transformação cultural para que a Indústria 4.0 aconteça dentro da organização”, diz Bruna.

Para Douglas Messias, também consultor da Bosch, embora a indústria 4.0 seja um processo progressivo, a introdução desses métodos no país deve se adequar à realidade da indústria nacional.

“As empresas querem implantar essa nova tecnologia, mas não basta copiarem o modelo desenvolvido na Europa. Isso não funciona para a cultura que temos aqui no Brasil, seja em relação à estrutura de trabalho, seja no que diz respeito ao perfil profissional dos nossos colaboradores. Apesar de hoje termos acesso a muitas informações é preciso, realmente, fazermos uma imersão em todos os conceitos, entender o novo processo para então encontrar a sua identidade e, assim, darmos os primeiros passos nesta questão”, finaliza Douglas.

Relacionado à temática, o Grupo de Trabalho Gestão e Formação de Recursos Humanos atua em um projeto de formação e qualificação profissional/tecnológica em Universidades, por meio de seus laboratórios e instalações robóticas, no contexto de Indústria 4.0. O projeto pretende atender estudantes de ensino médio e universitários, como também trabalhadores que precisam de requalificação ou recolocação no mercado de trabalho. 

Para mais informações sobre a Articulação da Rota Metal-Mecânica, entre em contato:
Tel: 41 3271-7443
Email: observatorios.rota.metalmecanica@fiepr.org.br

 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube