Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

A FAPEMIG, em parceria com a Embraer S.A, lança Chamada Pública para pesquisas no setor aeronáutico

Publicado em 18/05/2017

Propostas poderão ser submetidas até o prazo de 23 de junho

Fonte: Anpei

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), em parceria com a EMBRAER S.A, lança a Chamada 06/2017 que prevê apoio financeiro para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias relacionados às seguintes linhas temáticas:

- Avaliação experimental de arquiteturas de propulsão híbrido-elétrica com possibilidade de variação do grau de hibridização e capacidade de regeneração de energia elétrica.

- Desenvolvimento e avaliação de um sistema de controle propulsivo integrado voltado para sistemas de propulsão híbrida em aeronaves.

- Estudo, especificação e avaliação experimental de uso de células fotovoltaicas para geração de energia em aeronaves.

- Estudo, especificação e avaliação experimental de um sistema de aeronave remotamente pilotada (SARP).

- Estudo, especificação e avaliação experimental de Estruturas Multifuncionais visando pelo menos um dos seguintes itens: atenuação térmica, acústica ou vibração; mudança de forma e materiais estruturais com mudança de fase para fins de controle térmico.

O objetivo é apoiar projetos de pesquisa e inovação científica e tecnológica nas Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento de tecnologias alinhadas aos interesses do setor aeronáutico e da sociedade como um todo.

O investimento total será da ordem de R$ 1 milhão e o prazo de execução de cada projeto será de até dois anos. As submissões deverão ser feitas, por meio do sistema Everest, até 17h do dia 23 de junho de 2017. No momento da submissão das propostas, o proponente deverá estar cadastrado no sistema e a Gestora credenciada na FAPEMIG.

Outras informações podem ser obtidas com a Central de Informações da FAPEMIG pelo e-mail ci@fapemig.br

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube