Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Professores da rede pública são capacitados em Computação e Robótica

Publicado em 04/04/2017

Parceria foi firmada entre ICMC-USP e escolas públicas de São Paulo

Fonte: Agência Fapesp

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos está oferecendo cursos de Computação e Robótica com foco na capacitação de professores do ensino médio da rede pública de ensino. As aulas começaram em 11 de março e seguem até 27 de maio.

O curso de Computação oferece conceitos de programação, mostrando aos alunos estruturas de construção de algoritmos e de linguagens de programação. Já o curso de Robótica tem como objetivo explicar como é a estrutura básica de um robô, apresentando os vários componentes que o compõem, como sensores e atuadores.

Os participantes também aprendem princípios de montagem e programação de robôs, com atividades práticas usando um kit robótico que tem financiamento do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP. O curso conta também com o apoio do Centro de Robótica da USP em São Carlos (CROB).

A coordenação é da professora do ICMC e pesquisadora do CEPID-CeMEAI Roseli Aparecida Francelin Romero. “Nós queremos investir bastante na formação dos professores para que eles possam criar soluções novas, metodologias novas de ensino, usando a robótica”, afirmou Romero à Assessoria de Comunicação do CeMEAI.

Para mais informações, envie e-mail para contatocemeai@icmc.usp.br.

Relacionada à temática, o Grupo de Trabalho Gestão e Formação de Recursos Humanos atua em um projeto de formação e qualificação profissional/tecnológica em Universidades, por meio de seus laboratórios e instalações robóticas, no contexto de Indústria 4.0.

O projeto pretende atender estudantes de ensino médio e universitários, como também trabalhadores que precisam de requalificação ou recolocação no mercado de trabalho.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube