Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

A era dos robôs: tecnologia amplia produtividade, transforma educação e salva vidas

Publicado em 21/02/2017

Saiba mais sobre as mudanças que a robótica tem causado no mercado de trabalho e na vida das pessoas

Fonte: Portal da Indústria

A robótica está cada vez mais presente em nossa realidade. Quase 254 mil robôs foram comprados pela indústria de todo o mundo apenas em 2015, segundo a Federação Internacional de Robótica (IFR, em inglês). De quatro a seis cirurgias robotizadas são feitas por semana em um hospital do Rio de Janeiro, que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  As aplicações desse tipo de tecnologia só crescem e criam novas possibilidades em áreas tradicionais, como a educação.

O Serviço Social da Indústria (SESI) identificou lacunas na formação dos cidadãos do futuro e, há cinco anos, passou a organizar, no Brasil, o Torneio de Robótica FLL.

Ao participar da disputa, promovida em dezenas de países, estudantes de escolas públicas e particulares desenvolvem valores como inspiração, trabalho em equipe e profissionalismo. São jovens de 9 a 16 anos atuando de forma conjunta para montar robôs, elaborar programações complexas e projetos de pesquisa capazes de solucionar problemas reais da sociedade. “O torneio é mais que um evento de robótica, é uma metodologia educacional”, afirma o diretor de operações do SESI, Marcos Tadeu de Siqueira.

Saiba mais sobre demanda industrial de robótica e o impacto nas empresas lendo a matéria na íntegra, neste link.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube