Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Combate a mudanças climáticas deve ser foco da CNI no longo prazo e relação com política energética

Publicado em 10/01/2017

Conheça as ações da instituição para sustentabilidade na indústria

Fonte: Portal da Indústria

A conservação dos recursos naturais é indispensável para o crescimento sustentável das empresas e do país. Em 2015, a CNI participou dos debates e contribuiu para o aperfeiçoamento da Lei da Biodiversidade. A Lei nº 13.120/2015, sancionada em maio de 2015, desburocratiza o acesso à biodiversidade e aumenta a segurança jurídica de setores como fármacos, alimentos, cosméticos e energia.

Depois de atuar pela aprovação da nova legislação, a CNI agora acompanha com atenção a regulamentação do novo marco legal. De acordo com a indústria, há pelo menos 25 pontos da lei que precisam ser regulamentados, entre eles o formato do sistema de gestão do patrimônio genético e os acordos setoriais para repartição de benefícios.

Mudança do clima: A CNI coordenou a discussão e a organização das propostas da indústria brasileira para a construção do compromisso levado pelo governo brasileiro à 21ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-21), em dezembro, em Paris. O documento da indústria foi entregue ao Ministério das Relações Exteriores em junho. O estabelecimento de meta global de redução de emissões globais esteve entre as principais sugestões do setor incorporada à proposta que o Brasil levou para Paris.

Elaborado em parceria com 11 associações setoriais e com as federações estaduais das indústrias, o documento Propostas da Indústria para a Mudança do Clima defende a redução das emissões de gases de efeito estufa, sem que isso comprometa a competitividade dos diversos segmentos da economia. Para a CNI, o combate à mudança do clima deve ter foco no desenvolvimento de longo prazo e ser construído em sintonia com o planejamento energético e com a política econômica do país. Além disso, o setor defende a criação de fontes de financiamento atrativas para tecnologias de baixa emissão de carbono.

Em 2015, as mudanças do clima também foram tema da quarta edição do Projeto CNI Sustentabilidade, um fórum de debates sobre meio ambiente e indústria, que reuniu empresários, acadêmicos, especialistas internacionais e representantes do governo para debater adaptação aos efeitos da mudança do clima, economia e modelo de desenvolvimento, negociações internacionais e inovação e ambiente de negócios de baixo carbono.

Comprometida com o modelo que alia a mitigação e a prevenção das mudanças climáticas, a CNI lançou Estratégias Corporativas de Baixo Carbono, guias específicos para os setores elétrico e eletrônico, de tecidos e confecções, de produtos de limpeza e de mineração. Eles trazem orientações para que empresas de cada um desses setores reduzam emissões de gases de efeito estufa.

Para 2016, além do lançamento do guia setorial para o setor de vidro, a CNI vai coordenar a construção de propostas do setor industrial para o alcance das metas estabelecidas no compromisso do Brasil ao novo acordo global sobre clima.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube