Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Confira a retrospectiva 2016 da Articulação da Rota Metal-Mecânica

Publicado em 14/12/2016

Participe também dos Grupos de Trabalho!

Os Observatórios Sistema Fiep atuam no Projeto da Articulação das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense, que tem como objetivo promover a concretização das ações previstas em cada roadmapping do estudo que orienta este trabalho(publicação aqui)

A Articulação da Rota Metal-Mecânica trabalhou fortemente na divulgação do Projeto Setores Portadores de Futuro para a Indústria Paranaense, o qual os resultados priorizam este setor em diversas mesorregiões e o apontam como estruturante no estado, reforçando a necessidade de atuar no planejamento e execução das ações.

Ao longo de 2016, a equipe técnica dos Observatórios Sistema Fiep,  juntamente com os Grupos de Trabalho, realizaram diversas ações estratégicas para atender às principais demandas do Setor.

- Grupo de Trabalho de Competitividade

O Grupo prosseguiu com o trabalho em conjunto com o Grupo Cadeia de fornecedores do Setor Automotivo, por suas linhas de interesse em comum. Em 09 de junho deste ano, os dois GTs realizaram, o IV Autopeças Paraná Summit, edição com foco em componentes automotivos em metal-mecânica e plástico.

clique para ampliarIV Autopeças Paraná Summit (Foto: Antoniel Franco)

O IV Autopeças Paraná Summit foi parte da programação da 8° Feira de Fornecedores da Indústria Automotiva - Autopar, já tradicional no estado. Em um processo que vem sendo chamado pelos integrantes do Grupo de “Paranização”, montadoras, fabricantes de autopeças e sistemistas apresentaram suas demandas, produtos e oportunidades, interagindo para uma maior regionalização da cadeia.  Estiveram presentes 32 empresas da Cadeia produtiva do Setor Automotivo, além de outras 08 instituições de fomento, inovação e Associação de Fabricantes, totalizando em cerca de 80 participantes.

O Grupo participou no apoio e mobilização para I Encontro Internacional de Negócios do Setor Metalmecânico, realizado pelo Sindimental em parceria com o CIN-FIEP, em 22 e 23 de junho. A Rodada contou com a participação de 14 compradores internacionais oriundos de 07 países latino-americanos (Bolívia, Colômbia, Chile, Peru, Equador, República Dominicana e Costa Rica), que estreitaram laços comerciais com 30 empresas do Estado do Paraná.

clique para ampliarReunião pré-rodada (Foto: Observatórios)

Houve também aproximação com o Projeto de Prospecção de Fornecedores da Embraer, por meio de parceria com a APD – Agência Paraná Desenvolvimento. Em suas discussões durante o ano, o GT  buscou conhecer  indicadores econômicos e de programas disponíveis que atendem a cadeia produtiva de Metal-mecânica e no desenvolvimento da competitividade da economia local.

- Grupo de Trabalho Gestão e Formação de Recursos Humanos 

Com objetivo de contribuir para Gestão e Formação de Recursos Humanos para o Setor, o GT vem acompanhando as mudanças tecnológicas e inovações que afetam diretamente o setor, como por exemplo, a Indústria 4.0. Foram realizados encontros com apresentação sobre o perfil profissional para esta Indústria, seus requisitos, aperfeiçoamentos e oportunidades.

Motivados por essa tendência, o Grupo está engajado na elaboração de um projeto para oportunizar qualificação profissional/tecnológica gratuita para estudantes e trabalhadores, por meio de instalação robótica em Universidade, para treinamento de estudantes e trabalhadores, via incentivos de editais de inovação e outros fundos de recursos.

O GT tambémprocurou conhecer o Programa Integradores, que promovem aproximação entre universidades e empresas. Com objetivo de monitorar as tendências de Recursos Humanos, a equipe técnica atuou na divulgação e esteve presente no XIV Conparh, um dos mais importantes eventos do Brasil para a área.

- Grupo de Trabalho de Tecnologias-chave

O GT promoveu visitas técnicas entre as instituições participantes, como UTFPR e PUCPR, com intuito de conhecer as oportunidades e serviços oferecidos pelas instituições no âmbito de demandas de tecnologias-chave e pesquisa para o Setor Metal-mecânico.Houve interação para conhecer o Programa de parceria em Robótica entre Kuka e ICT´s, para aquisição de células/robôs educacionais e tecnologias afins.

Para acompanhar possíveis oportunidades e atualização de novas tecnologias, houve participação no 2° Seminário Internacional de Inovação Industrial em Eletroquímica.

O Grupo também vem trabalhando com oportunidades verificadas através de indicadores consultados na Plataforma de Big Data Sala Prospectiva Sistema Fiep, como a produção de robôs, bem como oportunidades em outros setores transversais como o de Energia, por meio da Cadeia Produtiva do Biogás. (Publicação disponível aqui).

Acompanhe neste Blog Setorial os trabalhos de Articulação da Rota Metal-mecânica e saiba mais sobre a Agenda 2017 clicando aqui, ou pelos contatos:

Tel: (41) 3271-7443
Email: observatorios.rota.metalmecanica@fiepr.org.br

 

 

 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube