Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Complexo Eólico no RS terá os maiores aerogeradores do Brasil

Publicado em 22/11/2016

Serão instalados 69 geradores na área com capacidade para 207 MW de potência

Fonte: TN Petróleo

No Complexo Eólico de Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul, a Atlantic Energias Renováveis está finalizando a instalação de 69 aerogeradores que possuem a maior faixa de potência e dimensões do País.

Os equipamentos são do modelo AW 125/3000, com rotor de 125 metros de diâmetro, pás de 63 metros e 3 megawatts (MW) de potência, instalados acima de torres de concreto de 120 metros de altura.

A altura das torres eólicas influencia na geração de energia. “O vento próximo à planície sofre interferências que diminuem sua qualidade. Com maior altura conseguimos melhorias consideráveis em termos de redução de intensidade de turbulência e captação de ventos com maiores velocidades originando o aumento da sua capacidade de produzir energia”, explica o gerente de Obras da Atlantic, Armando Barros.

A Acciona Windpower Brasil instalou sua fábrica de torres de concreto no canteiro de obras do Complexo Eólico de Santa Vitória do Palmar e é responsável por sua produção e instalação. São 69 aerogeradores no total, que representam 207 MW de potência. “Hoje temos 18 aerogeradores com a etapa de montagem finalizada em Santa Vitória do Palmar e, destes, oito estão em testes pré-operacionais”, disse Armando, lembrando que torres com maiores alturas ajuda a ampliar o potencial eólico do Brasil.

Potência nas alturas

Equipe do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT-Clima) revisou o último grande levantamento do potencial eólico brasileiro e descobriu que o Brasil pode ter até seis vezes mais capacidade de geração de energia a partir dos ventos em alturas superiores, em comparação ao estimado no Atlas do Potencial Eólico Brasileiro de 2001. Na época, a pesquisa fez a estimativa com o uso de torres com 50 metros de altura, diferentemente de hoje, quando já há torres acima de 100 metros.

Gigante dos ventos

O maior aerogerador do mundo está em funcionamento em Oesterild, na Dinamarca, no centro nacional de testes de grandes turbinas eólicas da companhia Vestas. A turbina tem 140 metros de altura, rotor de 164 metros de diâmetro, pás que medem 80 metros de comprimento e potência de 8 MW.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube