Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

IST faz trabalho de conscientização sobre riscos do uso de software pirata junto com o Sindimetal

Publicado em 10/10/2016

Durante dois dias, o IST esteve presente em Maringá (PR), apresentando as preocupações existentes com o uso de softwares piratas dentro das empresas, realizando um levantamento de dados e mostrando seus agravantes. O principal objetivo do evento foi conscientizar os profissionais presentes, sobre a importância de utilizar softwares legais e os problemas que os softwares piratas podem causar para o funcionário, a empresa e o país.

Cerca de 47% dos softwares usados dentro das empresas, são irregulares, ocupando mais da metade das licenças usadas. Isso resultou em uma colocação desagradável para o mercado brasileiro, presente no sexto lugar, como o país que mais faz uso de programas piratas no mundo, estando no topo, a Venezuela, seguida da Indonésia, China, Argentina e Índia.

Só no Brasil, o mercado de software licenciados movimentam cerca de 6,4 bilhões de reais, valor que dobraria caso os softwares piratas não fossem usados. Isso leva as indústrias e empresas a um outro grande problema, a vulnerabilidade a qual são expostas, correndo maior risco de segurança e sujeitos a ataques cibernéticos. Dados esses que se tornam mais preocupantes quando visto que, os maiores usuários desses programas ilegais são: bancos, seguradoras e o setor de valores mobiliários.

Dentro das empresas, 26% dos funcionários admitem terem instalados softwares piratas, e, o número dos que admitem terem instalado dois ou mais é ainda maior, com 84%. Somados todos esses dados, temos como resultado um prejuízo de bilhões para o Brasil.

Como aproximadamente 70% das empresas não possuem nenhuma política formal a respeito de conectar dispositivos móveis pessoais no trabalho, os números citados tendem a aumentar se os riscos e consequências não forem expostos. É importante que as empresas façam um trabalho de conscientização com seus colaboradores, alertando os riscos dos programas ilegais que deixam as informações da empresa vulneráveis a hackers, tendo estes, total liberdade para roubar informações e manipular resultados, comprometendo o faturamento final da empresa. Aos empresários, vale alertar que existem multas com valores exorbitantes caso seja rastreado o uso pirata de softwares nas máquinas de seus colaboradores.

O IST Sistemas se preocupa com essa questão dentro do segmento que atua, por isso junto com a diretoria do Sindimetal, começou um trabalho de conscientização em Maringá, pretendendo expandir para todo o território nacional.

No segundo dia de evento, o IST apresentou suas principais ferramentas, como Solidworks, Solidworks Simulation, PCB, Flow Simulation e toda a gama de produtos existentes para todos presentes.

Fonte: Ipesi

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube