Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Abimaq registra queda das exportações em julho

Publicado em 01/09/2016

A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) divulgou ontem os indicadores conjunturais até julho. Em relação às exportações, o mês registrou queda de 13% em relação às vendas de máquinas e equipamentos efetuadas no mês junho, e de 8,6%, em relação às realizadas no mês de julho/15.

A queda observada em julho ocorreu em quase todos os setores e foi ainda mais intensa nos segmentos de infraestrutura e indústria de base (-50,1%), bens de consumo (-18,7%).

Em relação aos destinos, em 2016, é verificada redução da participação relativa na América Latina e forte aumento na China, que saltou de 1% em 2015 para 9,1% em 2016.

No mês de julho, a forte queda foi influenciada pelas importações, do mês anterior, de equipamentos para siderurgia vindos da Coreia do Sul.

Segundo divulgado pela Abimaq, no ano, a redução da queda da importação foi atenuada pelo forte aumento pontual das importações nos dois últimos meses. Vale destacar que a queda observada em 2016 é resultante da redução da entrada de quase todos os tipos de máquinas.

Com a confirmação do novo governo, a Abimaq espera que o País faça a lição de casa no sentido de recuperar a economia e entrar no rumo do desenvolvimento.

De acordo com o presidente executivo da entidade, José Velloso, o governo precisa, neste momento, entrar em um ciclo de retomada do crescimento e dos investimentos e, para isso, deve reduzir a taxa de juros, o maior concorrente dos investimentos no Brasil e do setor de máquinas e equipamentos, para voltar a crescer.

(Ilustração: gráfico extraído do relatório Abimaq)

Fonte: SemFronteiras

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube