Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Confiança da indústria recua em agosto após 5 altas seguidas, diz FGV

Publicado em 30/08/2016

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) do Brasil registrou queda em agosto, após de cinco altas seguidas, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (29) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O ICI caiu 1,0 ponto, para 86,1 pontos em agosto, após subir nos cinco meses anteriores e acumular ganho de 12,4 pontos entre março e julho.

“A queda do ICI em agosto pode ser interpretada como uma acomodação após uma sequência de altas expressivas, sem alterar a tendência de alta do índice no ano", disse em nota o superintendente de estatísticas públicas da FGV/IBRE, Aloisio Campelo Junior. "Apesar dos avanços nos últimos meses, o setor continua desapontado com a lentidão da recuperação da demanda interna e incerto em relação à política econômica que vigorará daqui por diante.”

ICI

Segundo a FGV, a queda da confiança na indústria em agosto foi puxada pela piora das expectativas em relação aos meses seguintes. O recuo do  Índice de Expectativas (IE) foi de 1,7 ponto, para 87,3 pontos, após alta acumulada de 17 pontos nos quatro meses anteriores. 

A queda do IE no mês foi influenciada principalmente pela acomodação do indicador de expectativas com a produção nos três meses seguintes que, após subir 21,4 pontos entre abril e junho, registrou quedas de 1,9 ponto em julho e de 2,5 pontos em agosto, fechando o mês em 89,5 pontos.

Já o Índice da Situação Atual (ISA) manteve-se estável em 85,2 pontos, maior patamar desde fevereiro de 2015 (86,0 pontos). A estabilidade é resultado da combinação de melhora na avaliação dos estoques com piora na percepção sobre a demanda e o ambiente de negócios, segundo a FGV.

O indicador que mede o grau de satisfação com o nível atual da demanda recuou 1,6 ponto, para 82,8 pontos, influenciado pelo mercado interno. Enquanto isso, o indicador que mensura a satisfação com a situação atual dos negócios caiu 1,9 ponto, para 81,2 pontos.

O percentual de empresas avaliando o nível atual de estoques como excessivos passou de 14,5% para 14,1%, enquanto as que os consideram insuficientes aumentou de 4,7% para 5,4% do total.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) recuou 0,5 ponto percentual em agosto em relação ao mês anterior, para 73,8%, ficando idêntico ao de maio passado.

Mercado Indústria Têxtil do Piauí - Riquezas do Piauí (Foto: Reprodução/TV Clube)Confiança na indústria piorou em agosto após 5 meses seguidos de melhora (Foto: Reprodução/TV Clube)

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube