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Publicado em 22/07/2016
Empresas do setor de produção estão caminhando para uma estratégia de produção
integrada e desenvolvendo uma Indústria 4.0. Essa é a principal conclusão da sétima edição
da pesquisa "Panorama Global do Setor de Produção 2016" (do original, em inglês, KPMG 2016 Global Manufacturing
Outlook) realizada pela KPMG. Segundo o estudo, 25% por cento dos CEOs de empresas que atuam nesse segmento disseram que já
investiram em impressoras 3D e tecnologias de fabricação aditiva. Um número semelhante disse já
ter investido em inteligência artificial e tecnologias de computação cognitiva.
O levantamento
mostrou também que o uso de robótica no chão de fábrica também tende a atrair investimentos
significativos: 40% dos entrevistados da pesquisa disseram que certamente irão canalizar quantias significativas de
investimentos em P&D para robótica nos próximos dois anos. A pesquisa foi realizada pela KPMG com 360 executivos
de alto nível em 14 países, entre eles, o Brasil e inclui informações como estratégias
de crescimento, entrada em novos mercados e desenvolvimento de novos produtos e serviços, P&D, tecnologia e cadeia
de suprimentos.
"As fabricantes estão evoluindo para indústria 4.0 e tornando-se mais digitais. Os
investimentos em novas tecnologias de fabricação são uma forma de aprimorar a agilidade, a flexibilidade
e a velocidade para entrar no mercado quando da elaboração e do lançamento de novos produtos e serviços
- elementos críticos para as empresas do setor de produção vencerem no mercado", afirma o diretor da
KPMG, Ricardo Bacellar.
Quando perguntados sobre o quanto esperam gastar em pesquisa e desenvolvimento (P&D),
21% disseram que vão disponibilizar mais de 10% das receitas para essa finalidade nos próximos dois anos, e
49% afirmaram que deverão gastar 6% das receitas ou mais nesse período.
"Seja investindo em melhorias
incrementais para os produtos existentes, seja criando novos produtos e serviços completamente novos, o que fica claro
é que as fabricantes reconhecem que precisam urgentemente aumentar seus investimentos em inovação e P&D.
Nos últimos três anos, a KPMG vem monitorando as intenções de investimento das fabricantes. Os
dados da KPMG mostram que, após uma queda em P&D em 2014, as expectativas em relação a investimentos
dispararam em 2015 e parecem que estão preparadas para continuar a crescer este ano", disse o diretor.
Mais
da metade dos CEOs de empresas do setor de produção que participaram da classificou a estratégia de crescimento
adotada como agressiva e mais de 16% disseram que ela é muito agressiva. O estudo também apontou que 74% dos
entrevistados relataram o crescimento como uma prioridade alta ao longo dos próximos dois anos, num mercado de competição
pela participação acirrada.
O levantamento mostrou ainda que os CEOs participantes têm planos
para concretizar os objetivos de crescimento por meio de múltiplos canais. Segundo a pesquisa, eles preferem um crescimento
de forma orgânica (61%) em oposição a atividades de fusão e aquisição (40%), e maior
parte deles alega que aproveitará as oportunidades de entrar em novos mercados e de fazer mudanças nos pacotes
de serviços e produtos atuais.
De acordo com diretor da KPMG, Ricardo Bacellar, existem competições
acirradas sendo disputadas em cada fragmento da participação de mercado disponível. "As fabricantes precisam
fazer alguma coisa diferente caso queiram vencer a disputa pela participação de mercado no ambiente de hoje",
esclarece.
Noventa e dois por cento dos entrevistados disseram que estão intensificando o foco na entrada
em novos mercados ao longo dos próximos dois anos. Quarenta e três por cento dizem que a principal motivação
em relação a investimentos estrangeiros é capitalizar oportunidades de produção de custos
mais baixos e 34% dizem que é obter acesso a novos mercados.
Já com relação aos planos
de mudanças da gama de produtos, mais da metade (56%) disse que fará investimentos significativos para lançar
um ou mais novos produtos no mercado; 39% disseram que investirão no lançamento de um ou mais novos serviços.
Fonte: IPESI
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