Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Até 2018 serão instalados 1,3 milhão de robôs em todo mundo

Publicado em 14/03/2016

Até 2018, cerca de 1,3 milhão de robôs industriais vão entrar em serviço nas fábricas de todo o mundo. No mercado automotivo, os investimentos globais em robôs industriais cresceram 43% de 2013 para 1014, um volume recorde. Na indústria em geral, o mercado global de robôs industriais é avaliado atualmente em cerca de US$ 32 bilhões, conforme o "2015 World Robot Statistics", lançado pela International Federation of Robotics (IFR).


A densidade populacional de robôs é um indicador chave para se verificar o grau de automação no mercado internacional. A densidade populacional média de robôs na indústrias manufatureiras é de 66 unidades de robôs para 10 mil funcionários.

Um total de 21 países apresenta média superior. Mais da metade dos países altamente automatizados estão localizados na União Europeia (14 países). São eles: Alemanha, Suécia, Dinamarca, Bélgica, Itália, Espanha, Finlândia, França, Áustria, Holanda, Eslovênia, Eslováquia, República Tcheca e Reino Unido). A  Suíça - que não faz parte da União Europeia - também apresenta população de robôs acima da média 

Na Ásia há três países (Coreia do Sul, Japão e Taiwan), Também fazem parte da lista dos países que apresentam alto nível de automação estão Estados Unidos, Canadá e Austrália..

O atual líder global em automação industrial baseada em robôs é a Coreia do Sul. Lá, a densidade de robôs é mais de sete vezes superior à média global (478 unidades). A seguir aparecem o Japão (314 unidades) e a Alemanha (292 unidades). Com 164 unidades por 10 mil funcionários, os Estados Unidos ocupam a sétima posição.

Com a densidade de 32 robôs - cerca da metade da média global - a China aparece na 28ª. posição. Grosso modo, considerando a estatística global a China está no nível de automação semelhante a de Portugal (42 unidades) ou Indonésia (39 unidades). Porém, há cerca de cinco anos, a China vem investindo em automação e se tornou o maior mercado e o de mais rápido crescimento.

Em 2014 foram vendidos na China 57.100 unidades, um volume recorde. O mercado deve continuar a crescer e a expectativa é que em 2018 a China conte com mais de um terço dos robôs instalados no mundo.

clique para ampliarclique para ampliarDivulgação (Foto: Franco Tanio)
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

O assunto "Robotização da Indústria" é um assunto vastamente discutido em nosso Grupo de Trabalho Tecnologia-Chave, na qual a discussão gira em torno do preparo e disponibilidade da mão-de-obra para este setor.

Nosso próximo encontro será realizado no dia 12/04 às 08:30 no Campus da UTFPR - Ecoville, qualquer dúvida, entrar em contato pelo 41 3271-7468.

 Fonte: IPESI

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube