Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Micro e pequenas empresas podem ter prioridade no exame de pedidos de patente

Publicado em 19/02/2016

Para estimular e apoiar a inovação em microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) lançou o projeto piloto "Patente MPE", que permitirá o requerimento de priorização do exame de pedidos de patente. 

O projeto piloto tem duração de um ano e até 300 vagas de pedidos. Foram estipuladas algumas regras para o exame prioritário do pedido de patente ser aceito, destacando-se a condição de que o depositante seja enquadrado como ME ou EPP. 

O requerimento de exame prioritário é gratuito, mas apenas o próprio depositante poderá solicitar o andamento prioritário do pedido de patente. Nos próximos dias, o Inpi publicará a Resolução com todas as condições de participação e operacionalização do projeto.

O exame prioritário de um pedido de patente está alinhado com as modernas tendências dos diversos escritórios de patentes do mundo. A intenção é atender as diferentes demandas dos usuários e proporcionar soluções alternativas que reduzam o tempo de resposta do exame dos pedidos de patente. Depositantes que necessitam de uma carta patente para licenciar, obter financiamentos ou explorar comercialmente no curto prazo as suas tecnologias referentes a um pedido de patente possuem mais um canal de priorização de exame disponibilizado pelo Inpi.

Os outros exames prioritários do Instituto são o: "Patentes Verdes", relacionado a tecnologias voltadas para o meio ambiente; o "Produtos para Saúde", para acelerar os pedidos de patente considerados estratégicos, especialmente para o Sistema Único de Saúde (SUS); o "Patent Prosecution Highway" (PPH), que prioriza o exame no Inpi de um pedido de patente cujo membro da mesma família tenha sido deferido nos Estados Unidos e vice-versa; e o "Prioridade BR", para pedidos de patente depositados inicialmente no Inpi e depois em outros países.

Fonte: IPESI

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube