
e receba nosso informativo
Publicado em 14/12/2015
Com a revolução tecnológica, o consumo de eletrodomésticos e outros aparelhos do tipo tem aumentado consideravelmente em todo o mundo. Ao mesmo tempo, os itens velhos são descartados muitas vezes no lixo comum acumulando-se em pilhas que são denominadas de lixo eletrônico. Como não recebem o tratamento adequado, ao ficarem em contato com o solo, os resíduos tóxicos desses materiais entram em contato com o solo e poluem o lençol freático, ou seja, as águas subterrâneas. Além dos problemas ao meio ambiente, que quando em contato com alimentos ou usadas no abastecimento, causam diversas doenças.
Acúmulo de lixo eletrônico é um dos problemas ambientais mais preocupantes da atualidade – Fonte da imagem: E esse tal meio ambiente?
Para diminuir esse impacto ao meio ambiente, em 2010 foi instituída no Brasil o Programa Nacional de Resíduo Sólido, com a Lei nº 12.305 que determina a ação de logística reversa. O procedimento não é nada mais do que a atribuição da responsabilidade pelo ciclo de vida desses produtos aos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores, de forma a viabilizar a sua coleta e reutilização.
Logística reversa – Fonte da imagem: Tera Ambiental
O Brasil é o país em desenvolvimento que mais gera lixo eletrônico, por isso, a lei veio em boa hora para tentar reverter a situação. Muitos fabricantes e estabelecimentos disponibilizam meios de coletas de equipamentos, mas os consumidores são a primeira etapa para que esse ciclo funcione.
Descarte o lixo eletrônico adequadamente – Fonte da imagem: PUC Rio
Quando tiver câmeras fotográficas, computadores, impressoras e outros eletrônicos, bem como seus componentes, como pilhas e baterias que deseje descartar, entre em contato com o respectivo fabricante do produto para verificar se ele faz a recolha. No caso de celulares, algumas operadoras possuem ações desse tipo, que basicamente consiste em depositar os aparelhos e seus componentes nas lojas físicas.
Assim que você descarta os eletrônicos ou seus acessórios em centros de coleta seletiva apropriados, eles passam por uma triagem e suas peças são separadas, de acordo com o material presente em sua composição: plástico, ferro, metais, alumínio e placas vão para diferentes locais, pois o tratamento de cada um ocorre de diferentes maneiras. A partir deles, são geradas novas peças para darem origem a novos eletrônicos. Dessa forma, gera também mais empregos e renda.
Reciclagem de lixo eletrônico – Fonte da imagem: QualyTeam
Viu como seu papel é importante para a reciclagem desses materiais? Procurar os postos de coleta adequados ajuda a preservar o meio ambiente e evitar doenças!
Fonte: Atitudes Sustentáveis
Envie para um amigo