Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Programa executado pelo Tecpar apoia mais de 600 empresas

Publicado em 24/03/2015

Mais de 600 empresas de 96 cidades paranaenses receberam atendimento da Rede de Extensão Tecnológica do Paraná – coordenada pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) – durante a primeira fase do programa, encerrada oficialmente nesta sexta-feira (20). O programa foi iniciado em 2009 e termina a sua primeira fase cumprindo todas as metas propostas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A Rede de Extensão Tecnológica do Paraná (Sibratec Extensão Tecnológica) compõe o Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), do Ministério da Ciência e Tecnologia, e executou atividades de melhoria no processo produtivo e produtos das empresas com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e contrapartida do Estado.

De acordo com o diretor-presidente do Tecpar, Júlio Felix, com 636 atendimentos executados em todo o Estado, o programa fortaleceu micro, pequenas e médias empresas do Paraná com o uso da tecnologia. “Essas empresas atendidas pelo programa tornaram-se mais competitivas no mercado nacional e internacional e tiveram seu desempenho fortemente impulsionado. O resultado mostra que o programa conseguiu gerar impacto em todas as regiões do Estado”, destaca.

A empresa Yerbalatina Phytoactives, com sede em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, foi uma das beneficiadas pelo Sibratec. Para melhorar custos e processos, os consultores do programa indicaram a implantação do Departamento de Planejamento e Controle de Produção para melhoria de processos e padronizações, o reestudo de custos operacionais, para melhorar a competitividade no mercado externo, e o treinamento dos funcionários em Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).

Além disso, a companhia teve o apoio da Rede para qualificar produtos em padrões internacionais. Todas essas orientações garantiram à empresa a aprovação pela Food and Drug Administration (FDA), órgão governamental dos Estados Unidos responsável pelo controle dos alimentos e suplementos alimentares. Com a aprovação, a empresa pode comercializar seus produtos no mercado americano.

METAS – As modalidades de atendimento tecnológico ofertadas pela Rede às empresas participantes do projeto foram unidade móvel, adequação de produto para o mercado externo, gestão do processo produtivo e arranjos produtivos ou aglomerados de empresas.

A unidade móvel, veículo com laboratório adaptado, prestava atendimento pontual na empresa durante dois dias. Esse serviço beneficiou 114 empresas. Na adequação de produtos para o mercado externo foram atendidas 110 empresas que pretendiam exportar e que não conseguiam fazê-lo por motivos técnicos ou regulamentares ou ainda aquelas que necessitavam substituir importações.

Na gestão do processo produtivo, que por atuar no mercado interno teve maior demanda, foram realizados 201 atendimentos. Nesta modalidade as atividades da Rede foram direcionadas à melhoria do processo produtivo ou do produto, visando adequar os processos das empresas para que elas se tornassem mais competitivas.

No atendimento a arranjos produtivos locais ou agrupamentos de empresas, 197 empresas foram diretamente atendidas, com quase todas as regiões do Paraná abrangidas pela modalidade de atuação do programa.

O PROGRAMA – A Rede de Extensão Tecnológica do Paraná (Sibratec Extensão Tecnológica) é composta por representantes do Sebrae, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Fundação Araucária (Fundarauc) e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). O Tecpar atuou como coordenador e seu único executor.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube