Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Sindimetal traz Palestra sobre o Método Ocra

Publicado em 20/03/2015

Observatórios

Profissionais das áreas de RH e Segurança do Trabalho das empresas associadas e filiadas ao SINDIMETAL/PR tiveram a oportunidade de conhecer o Método Ocra para Análise e Prevenção de Riscos.

A palestra aconteceu dia 19, na sede do Sindimetal/PR, durante a reunião do Grupo de Estudos em Segurança no Trabalho do Sindimetal/PR.

Na ocasião, o médico e diretor da Escola Ocra Brasiliana, Dr. Ruddy Facci, citou os principais objetivos do método que, atualmente, é a revolução na ergonomia mundial. Entre os objetivos estão: avaliar as condições de risco de lesões de membros superiores em função da atividade exercida; gerar ações preventivas sem queda no ritmo da produção e sem riscos; adequar os postos de trabalho; prevenir o número de trabalhadores lesionados, entre outros.

O método faz a análise, também, de cinco fatores de risco que são: força; posturas incorretas e estereotipia; carência de tempos de recuperação; frequência e fatores complementares de risco.

Na Itália o método foi implantado por conta do elevado nível de incidência de doenças devido à sobrecarga musculoesquelética dos membros superiores. A metodologia Ocra foi recepcionada no Brasil pela norma ABNT- NR12.

Ruddy informou que por meio desta técnica é possível calcular a porcentagem de trabalhadores que desenvolverão determinada patologia. “É um método que avalia cientificamente o esforço nos membros superiores e o único no mundo que tem comprovação científica”, disse Facci.

Informações sobre o evento podem ser obtidas no Departamento Jurídico do SINDIMETAL/PR, com Luciana R. Lopes, ou Francine M. Serpa, através do telefone (41) 3218-3935, ou e-mail gerencia@sindimetal.com.br / assistente.juridico@sindimetal.com.br .

Articulação da Rota Estratégica do Setor Metal-mecânico

O projeto de Articulação das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense é uma iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), por meio dos Observatórios Sesi/Senai/IEL, que visa promover ações multi-institucionais para o desenvolvimento sustentável de setores estratégicos para o Estado, como o de metal-mecânica.

A ação promovida pelo SINDIMETAL/PR, parceiro nos grupos de articulação do da Articulação da Rota Estratégica do Setor Metal-mêcanico, atende ações como oferta de cursos para capacitação de gestores prevista na visão excelência em formação e gestão de RH do Roadmapping de Metal-mecânica.

Mais informações sobre os grupos de trabalho.

E-mail: observatorios.rota.metalmecanica@fiepr.org.br

Fone 41 3271-7646

Fonte: Sindimetal/PR

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube