Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Sistema Fiep inicia novo mapeamento dos setores portadores de futuro para o Paraná

Publicado em 16/03/2015

Os painéis com especialistas de cada uma das 10 mesorregiões do Estado terão início em Cornélio Procópio

O Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Sistema Fiep), por meio dos Observatórios Sesi Senai IEL, está lançando a segunda edição do projeto Setores Portadores de Futuro para o Estado do Paraná. Desde o dia 11 de março até o final de abril, formadores de opinião de todo o Estado irão participar de painéis de especialistas, que serão realizados em cada uma das 10 mesorregiões do Paraná mapeadas pelo IBGE.

A equipe dos Observatórios realizou estudos sobre a economia e potencial de PD&I do Paraná e suas mesorregiões, e prospectou e selecionou tendências tecnológicas, industriais e sociais em âmbito internacional. Esta base de dados será utilizada como subsídio para os painéis nas 10 mesorregiões do estado.

Os especialistas que participam deste estudo foram convidados por sua visão sistêmica, posição de liderança, por serem conhecedores da dinâmica econômica e social da mesorregião, atuantes nas decisões locais e formadores de opinião. Também foram convidados profissionais que representam instituições de ensino e pesquisa, governo, indústria, e terceiro setor.

Na primeira edição do projeto Setores Portadores de Futuro para o Estado do Paraná, realizada em 2005, foram priorizados 13 setores produtivos e áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado – Agroalimentar, Biotecnologia aplicada à indústria agrícola e florestal, Biotecnologia aplicada à indústria animal, Energia, Meio Ambiente, Metal-mecânica, Microtecnologia, Papel e Celulose, Plástico, Produtos de Consumo, Saúde, Turismo e Construção Civil. Para chegar a este resultado, os Observatórios realizaram 06 painéis de especialistas nas regiões Norte, Noroeste, Oeste, Sudoeste, Campos Gerais e de Curitiba, com a participação de mais de 120 formadores de opinião.

Nesta segunda edição será possível reavaliar a primeira priorização e projetar a posição dos setores industriais estratégicos em relação às tendências tecnológicas, industriais e sociais, num horizonte de 10 anos (2015-2025). Para este exercício de prospecção serão consideradas as 10 mesorregiões do Paraná (IBGE): Sudeste, Centro Sul, Sudoeste, Oeste, Centro Oriental, Noroeste, Norte Central, Norte Pioneiro, Centro Oriental e Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Os painéis de especialistas são organizados e conduzidos pela equipe dos Observatórios Sesi/Senai/IEL, área da Fiep que realiza estudos relacionados às áreas de interesse da indústria.

Fonte: Sistema Fiep

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube